Topo

Manuella Lyrio, pioneira

swimchannel

17/12/2015 21h18

Mariana Brochado e Monique Ferreira duelaram por anos pela hegemonia dos 200m livre feminino no Brasil.

Em 2004, fizeram parte do histórico revezamento 4x200m finalista olímpico.

Mariana nadou a prova individual em 2004. Monique, em 2008.

Mas, ao contrário do que se pode imaginar, elas não conseguiram índices olímpicos individuais nas ocasiões.

Em 2004, Mariana classificara-se para nadar o revezamento, e por ser a melhor brasileira na prova individual foi inscrita para nadar.

Em 2008, Monique foi convocada para o revezamento 4x100m livre, e em Pequim acabou nadando os 200m livre.

A última mulher brasileira a conseguir índice individual para a prova, acreditem, foi Patricia Amorim, em 1988 – um ano antes do nascimento de Manuella Lyrio.

Manuella Lyrio (foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA)

Por isso, nada mais justo que Manuella, que a exemplo de Guilherme Guido não é nenhuma novata e que passou por muitos altos e baixos na carreira, agora em sua melhor fase, seja a primeira mulher brasileira a conquistar índice olímpico individual na natação, nos 200m livre, com 1min58s43.

Com a boa fase de Jessica Cavalheiro, que nadou hoje abaixo de 2 minutos, e com Larissa Oliveira também já tendo nadado abaixo do índice anteriormente, ela sabe que a vaga para a prova individual não está garantida.

Mas a chance é grande. E, de qualquer forma, a vaga no revezamento 4x200m está praticamente garantida.

E ela terá um deja vu: em 2007, estreou em grandes competições justamente no Pan do Rio, medalhando no revezamento. Em 2016, voltará ao Rio de Janeiro. Desta vez, para estrear em Jogos Olímpicos.

Por Daniel Takata

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Manuella Lyrio, pioneira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts