Topo

Arena na América do Sul

swimchannel

15/12/2016 11h34

Utilizando a mesma sede e a mesma data do Campeonato Argentino Absoluto de natação, a Arena, que também é patrocinadora do evento, realiza a convenção da coleção 2017 para três países: Brasil, Uruguai e logicamente Argentina.

A tradicional marca esportiva , vive momentos diferentes em cada país. No Brasil a Arena reiniciou suas atividades oficialmente no dia evento Raia Rápida, em setembro. Em apenas três meses de vendas e considerando que o Brasil vive uma crise econômica o resultado foi melhor do que o esperado. No Uruguai a situação foi parecida e com três meses de vendas, a marca começa a se destacar no país. Mesmo assim, a Arena está muito longe de atingir o real potencial que pode alcançar e podemos dizer que o Brasil ocupa um lugar importante na estratégia mundial da marca esportiva.

Já na Argentina a situação é diferente. Aos poucos a nação vem crescendo economicamente e no segmento da natação e a Arena é responsável por mais de 60% das vendas em todo o país. Com resultados financeiros expressivos, a marca consegue realizar respeitosos investimentos como o patrocínio da CADDA (Confederação Argentina de Desportos Aquáticos) e também dez atletas, entres eles Federico Gabrich, principal destaque da natação argentina e medalhista de bronze no Campeonato Mundial de Kazan-2015 nos 100m livre.

A convenção da Arena aconteceu em Buenos Aires – Foto: Patrick Winkler

A convite de Pablo Braier, CEO da Brand Team Company e também a convite da Arena Internacional, a SWIM CHANNEL veio prestigiar o lançamento da coleção 2017 assim como as ações de marketing. A Brand Team Company, com sede em Buenos Aires, é a empresa responsável pela distribuição no Brasil, Uruguai e Argentina.

Coleção 2017

No segmento de racing, com a diversificada linha Powerskin, a Arena é líder mundial do segmento. Basta assistir a ultima edição de Jogos Olímpicos do Rio-2016 ou o mais recente Mundial de piscina curta em Windsor e conferir a presença massiva da marca esportiva.

Linha de Compressão

Um dos principais lançamentos destina-se a linha Carbon Compression Recover. Inspirado no sucesso da linha Powerskin, a Arena visa não somente a perfomance do atleta mas também a recuperação. A linha compressão, tem a versão para membros superiores, como pressão extra nos braços e mais elástica no corpo e a versão calça, com compressão nos membros inferiores. O toque, a tecnologia e o conforto são excelentes e assim como a linha Powerskin o produto não é barato. A camiseta manga longa chega ao mercado brasileiro por R$ 1.199,99 e a calça ao valor de R$ 999,00. A linha Carbon Compression foi idealizada pelo mesmo gerente de produto da linha Powerskin, o veterano  Greg Steyger.

Novidades foram apresentadas no evento – Foto: Patrick Winkler

Evolução

Para quem acompanha o mercado da natação há pelos menos dez anos, perceberá que a Arena sempre foi uma das melhores marcas para vestimento de competição, mas no que se refere a óculos de natação não era necessariamente a mais desejada. Para os atletas que cansaram de utilizar o tradicional óculos sueco de competição, muitas opções foram lançadas nos últimos anos. Na primeira década dos anos 2000, o óculos Speedscoket da Speedo foi o mais aceito pelos atletas, incluindo o mito Michael Phelps. Na sequência, a Speedo também oferecia a linha Vortex e nos últimos anos lançou o óculos chamado FS3 e novamente muito bem aceito.

Igor Bonnet, gerente de equipamentos da Arena, realizou uma longa e intensa pesquisa com diversos atletas patrocinados pela marca há seis anos atrás. Para seu incomodo, quase nenhum atleta patrocinado escolheu um óculos arena para competir. Igor, com suporte geral de toda empresa , investiu muito para Arena ter o melhor óculos do mercado e no ano de 2014, nasceu o Cobra Ultra. Finalmente, após 40 anos de existência da marca Arena, a empresa lançava o óculos de natação  mais desejado do mercado. Nos últimos dois anos, o produto foi ganhando aceitação em todo o mundo e agora é o modelo mais visto nas competições.

O nadador argentino Federico Grabich – Foto: Dominic Ebenbichler/Reuters

As vezes uma empresa precisa sair da zona de conforto. Algumas empresas do universo esportivo, não somente da natação, mas esporte em geral, acreditam que os produtos de alta perfomance são apenas para ganhar visibilidade e que o faturamento vem das linhas de treinamento, entretenimento, lazer e infantil. Tal conceito não está errado, pelo contrário faz muito sentido, mas a Arena ousou em investir mais do que o necessário na linha perfomance e a verdade é que toda esta linha passou a ser rentável para a empresa. Ou seja, em todas as convenções que realizam em todos os continentes, informam que é importante ter volume de vendas, mas que a linha Powerskin e a linha de óculos Cobra Ultra, Cobra Core e derivados representam extrema importância para o faturamento e também lucro liquido da companhia.

Ao final da convenção, que contou com a presença dos 15 melhores atletas da seleção Argentina, incluindo Federico Gabrich, Cecilia Biagioli (melhor nadadora de longa distância), Damien Blaum (atleta especializado em ultramaratona aquática), Virgínia Bardach (especialista em provas de medley) e o veterano aposentado Juan Pereira, a marca esportiva apresentou o uniforme da CADDA para o ano de 2017 produzido com excelente design, expondo sua tradicional logomarca e valorizando as cores da bandeira argentina

Em com conversa com a Brand Team Company, podemos esperar investimos honrosos para o Brasil para 2017.

Por Patrick Winkler

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arena na América do Sul - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts