Nadar: seu cérebro agradece
swimchannel
03/01/2017 15h20
A prática da natação é algo que o ser humano está acostumado a realizar desde os primórdios de sua existência. Com o passar dos tempos ela foi evoluindo tornando-se não só um meio de sobrevivência, mas também uma modalidade esportiva e um estilo de vida. Além de ser uma ótima maneira para manter o corpo e músculos em forma sadia ela também desenvolve uma das regiões mais vitais do nosso corpo: o cérebro.
Um estudo publicado pelos pesquisadores da Universidade de Nebraska Ashish Sharma, Vishal Madaan e Frederick D. Petty na revista National Center for Biotechnology Information, afirma que a prática da natação deixa o cérebro mais saudável e ajuda a produzir benefícios nos neurotransmissores que influenciam diversas atividades cerebrais como humor, memória, habilidades e coordenação cognitiva, além de recuperar células de qualquer dano cerebral e ajudar a aliviar sintomas de depressão e ansiedade.
Segundo o estudo as melhorias de humor e redução dos sentimentos de tristeza são causadas por um aumento significativo na circulação sanguínea no cérebro e seus efeitos sobre o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que é um conjunto de glândulas responsável pelo controle das ações emocionais e de estresse do nosso organismo.
Recentemente outros estudos revelaram que a natação é uma das atividades mais completos e que ajuda na conservação da memória, nas funções cognitivas e na coordenação motora. Todas essas publicações apenas reforçam que a prática da natação de forma saudável é uma excelente maneira de melhorar a qualidade de vida. Alguma dúvida para cair na água e dar suas braçadas?
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
Sobre o Blog
A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.