Topo

A impressionante Katinka Hosszu

swimchannel

01/05/2017 17h16

Quem acompanha natação já sabe do que Katinka Hosszu é capaz. Não existe hoje no mundo uma atleta mais versátil do que a dama de ferro. Sua capacidade de nadar (e muito bem) diversas provas em um mesmo evento é algo que impressionando. Neste fim de semana a húngara participou da etapa de Amiens do Golden Tour Camille Muffat, terceiro giro do circuito da Federação Francesa de Natação que leva o nome da campeã olímpica falecida em um acidente de helicóptero em 2015.

Em Amiens a dama de ferro deu mais uma mostra de porque ostenta este apelido. Katinka se inscreveu e nadou todas as provas do programa feminino. Foram 17 provas, que totalizaram 31 quedas n'água contando as eliminatórias (nos 800m e 1500m livre e 400m medley ela nadou apenas uma vez na série rápida). A missão de chegar a todas as finais foi quase perfeita. Apenas nos 50m peito ela não ficou entre as oito melhores, tendo que disputar a final B, que ganhou.

Katinka ganhou 11 medalhas na França. Foto: Giorgio Scala/Deepbluemedia

A dama de ferro deixou a piscina com 11 medalhas, sendo sete de ouro nos 50m, 100m e 200m costas, 400m, 800m e 1500m livre e 400m medley, duas pratas nos 200m livre e 200m borboleta e dois bronzes nos 100m peito e 200m medley. Esteve ainda em outras cinco finais: 50m e 100m livre, 50me 100m borboleta e 200m peito. O que mais chama a atenção é que em meio a diversas quedas n'água e muito pouco tempo para descanso entre uma série e outra ela ainda consegue tempos competitivos como nos 400m medley (4min36s19), dentro do top 10 do ranking mundial. Realmente um fenômeno.

O principal objetivo de Katinka este ano é o Campeonato Mundial de Budapeste. Ela estará em casa e já vem sendo tratada como a principal atração do evento pela organização local. A Federação Húngara divulgou recentemente que ela poderá nadar até 11 provas no Mundial devido a seu desempenho no Campeonato Húngaro, mas é bastante provável que ela abra mão de alguns eventos para se concentrar aonde tem mais chances de ganhar medalhas. A dama de ferro já aprendeu que nos grandes eventos deve-se competir apenas o ideal e necessário. Desse jeito chegará pronta para fazer história nadando em casa.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A impressionante Katinka Hosszu - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts