Topo

Lago Balaton: palco das águas abertas do Mundial

swimchannel

25/05/2017 18h25

Vista aérea do Lago Balaton – Foto: Reprodução/Internet

Na última terça-feira apresentamos aqui na SWIM CHANNEL um texto especial falando um pouco mais sobre a moderna e recém-inaugurada Danúbio Arena, que será palco das provas de natação do Campeonato Mundial absoluto e master de Budapeste. Hoje apresentaremos outro local de eventos, onde serão disputadas as provas de águas abertas: o Lago Balaton.

Localizado a cerca de 130 km da capital Budapeste este é o maior lago de água doce da Europa Oriental e Central com uma superfície de 592 km², comprimento de 77 km e largura que varia de 4 a 14 km. Devido sua vasta área e ao fato de a Hungria não ter saída para o mar, o Lago Balaton é popularmente conhecido como o "Mar Húngaro". No verão é bastante comum ver milhares de pessoas aproveitando para se refrescar do calor nas águas do lago.

Vista aérea do Lago Balaton – Foto: Reprodução/Internet

Esta não será a primeira vez que o Lago Balaton sedia um evento internacional de águas abertas. Em setembro de 2014 aconteceu em suas águas o Campeonato Mundial Júnior de águas abertas que terminou com uma medalha de bronze para o Brasil na prova por equipes de 5 km composta por Viviane Jungblut, Yagoh Watanabe e Marcos Vinícius Silva. E desses nadadores, Viviane voltará a Hungria para nadar a maratona aquática de 10 km.

No Mundial de Esportes Aquáticos e Master, as travessias vão se concentrar próximas a cidade de em Balatonfüred, do lado noroeste do lago, ideal para a prática de atividade aquáticas já que tem uma profundidade maior em relação a outras partes do local. Durante a competição a temperatura da água estará girando na casa dos 23°C e não deverá ser um problema para os atletas.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lago Balaton: palco das águas abertas do Mundial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts