Topo

França abre temporada em busca de recomeço

swimchannel

04/02/2018 23h07

O mês de Janeiro foi bastante agitado com competições abrindo os serviços da temporada nos Estados Unidos, Austrália, Japão, Holanda e Luxemburgo. Agora é a vez da França iniciar seu calendário com a primeira etapa do FFN Golden Tour Camille Muffat, que tem início hoje na cidade de Nice. O evento marca também o início de um novo ciclo para a França que vive uma época de entre safra e busca encontrar em suas piscinas novos candidatos a ídolos e estrelas internacionais.

Após um período glorioso entre 2004 e 2016, quando conquistou 22 medalhas olímpicas e 41 medalhas em Campeonatos Mundiais de piscina longa, a natação francesa passa por um período de vacas magras. Com as recentes aposentadorias de nomes como Florent Manaudou, Yannick Agnel, Camille Lacourt e Coralie Balmy, a equipe perdeu espaço no competitivo cenário internacional. No Campeonato Mundial de Budapeste no ano passado o desempenho foi fraco em comparação com outras temporadas conseguindo apenas duas medalhas, sendo apenas uma em prova olímpica. O outrora poderoso revezamento 4x100m livre masculino sequer conseguiu índice para ir a Budapeste.

A nadadora francesa Charlotte Bonnet – Foto: Peter Sukenik

Por isso 2018 será um ano de recomeço para os franceses. Novos nomes deverão surgir neste ciclo olímpico e as etapas do Golden Tour serão ótimas vitrines para acompanhá-los. Neste primeiro giro em Nice, 381 nadadores disputarão a competição, sendo a grande maioria franceses. Os principais destaques são os mais veteranos de seleção francesa como Mehdy Metella, medalhista de bronze em Budapeste nos 100m livre e os medalhistas olímpicos Jeremy Stravius e Charlotte Bonnet.

Em Nice também estarão alguns atletas estrangeiros com destaque para a dupla britânica James Guy e Jaz Carlin e o húngaro David Verraszto. O Golden Tour terá ao todo três etapas esta ano com encerramento em Marselha no mês de abril. O famoso circuito francês foi rebatizado em homenagem a campeã olímpica Camille Muffat que morreu em um acidente aéreo em 2015. Para acompanhar os resultados em tempo real do Golden Tour de Nice clique aqui.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

França abre temporada em busca de recomeço - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts