Topo

O que são os Jogos da Commonwealth?

swimchannel

03/04/2018 01h00

Começa na próxima quinta-feira mais uma edição de um dos eventos esportivos mais antigos e tradicionais do mundo: os Jogos da Commonwealth, na cidade australiana de Gold Coast. Muita gente já ouviu falar neste evento com nome esquisito e que reúne diversas nações de língua inglesa e colônias britânicas. Mas afinal, o que realmente são esses jogos?

Em 1911, durante o Festival do Império Britânico em Londres para celebrar a coroação do Rei George V, aconteceu uma disputa esportiva entre Austrália, Canadá, África do Sul e Reino Unido competindo em quatro modalidades: boxe, lutas, natação e atletismo. Desta experiência nasceram os Jogos do Império Britânico, que tiveram sua primeira edição em 1930 na cidade canadense de Hamilton. Inicialmente apenas países membros do Império Britânico podiam disputar o evento, mas com o passar dos anos ele foi se expandindo até adotar o nome e formato atual que conhecemos.

Hoje os Jogos da Commonwealth reúnem os membros da Commonwealth of Nations, (Comunidade de Nações em português), que é uma organização intergovernamental composta por 53 países-membros independentes que já fizeram parte do Império Britânico, com exceção de Moçambique e Ruanda. Porém, atualmente a Comunidade de Nações conta com 71 membros, entre países e territórios ultramarinos.

Ian Thorpe tem 10 medalhas de ouro nos Jogos – Foto: Quinn Rooney/Getty Images

Uma das principais características dos Jogos da Commonwealth é a alternância de eventos a cada edição. O regulamento exige que seja disputado um mínimo de dez esportes e um máximo de 17. Este ano porém, serão realizados atividades de 18 modalidades. Isso ocorre porque o Comitê Organizador pode solicitar a inclusão de um esporte adicional que em 2018 será o vôlei de praia. Na competição também ocorrem disputas para atletas paralímpicos em várias modalidades.

A natação, ao lado de outros nove esportes, faz parte de uma lista nobre e deve ser sempre disputada nos Jogos da Commonwealth. Uma curiosidade referente a natação é que ao invés de dois atletas por país, como acontece em Jogos Olímpicos e Mundiais da Fina, aqui podem nadar até três atletas de um mesmo país por prova.

Por ser um evento muito tradicional, um título nos Jogos da Commonwealth é algo muito importante e de alto valor. Por isso veremos nas piscinas força máxima entre os países envolvidos. Priorizar esses Jogos não é nenhuma novidade quando olhamos para o passado. Um exemplo foi a edição de 2002 na cidade inglesa de Manchester, quando Ian Thorpe estabeleceu o lendário recorde mundial nos 400m livre. Os 3min40s08 perduraram até a era dos trajes tecnológicos só sendo superados pelo alemão Paul Biedermann por um mísero centésimo no Mundial de Roma em 2009 (confira o vídeo abaixo).

Entre os nomes que estarão presentes na piscina de Gold Coast teremos muitos campeões olímpicos e mundiais como Adam Peaty, Cate Campbell, Chad Le Clos, Kylie Masse, Kyle Chalmers , entre outros. Embora australianos e canadenses ainda tenham pela frente o Pan-Pacífico onde vão encarar a poderosa seleção americana, além de Japão e Brasil e os ingleses estarão em ação no Campeonato Europeu contra alemães, russos, húngaros e franceses, os Jogos da Commonwealth não ficam em momento algum como um plano B. Uma grande expectativa para ótimas performances.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que são os Jogos da Commonwealth? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts