Topo

Rio Negro consagra Luiz Felipe Lebeis e Catarina Ganzeli

swimchannel

30/04/2018 20h01

Nadar nas águas do Rio Negro, em plena Floresta Amazônica, não é uma tarefa fácil. Como explicamos aqui este é um verdadeiro desafio ao atleta devido as características únicas deste gigantesco rio. Além do grau elevado de acidez, correntezas e águas densas, a chuva foi mais um ingrediente de dificuldade nesta 1ª etapa do Rio Negro Challenge que aconteceu ontem (29 de abril). Além das já tradicionais provas de 500m (Circuito Curumim) e 1,5 km e 3 km (Maratona Aquática), tivemos um novo percurso estreando no programa de provas do evento: a Travessia Praia do Tupé-Manaus.

Com 18 km de percurso, ligando a Praia do Tupé até a Praia da Ponta Negra, a prova chamou a atenção de nomes consagrados das ultramaratonas aquáticas do país. Samir Barel, Catarina Ganzeli, Luis Felipe Lebeis, Thais Sant'Ana e Vitor Gadelha foram alguns nomes pesados que estiveram em ação. A prova começou com o tempo fechado e sem chuva, mas com o passar do tempo as condições climáticas foram piorando e começou a chover. Com uma possível tempestade que se aproximando e visando em primeiro lugar a segurança dos nadadores a organização da prova optou por interromper o desafio na altura dos 15,4 km e retirar os nadadores da água.

Cataria Ganzeli, a campeã do feminino – Foto: Alcides Netto

Foi então decididos que os campeões seriam anunciados de acordo com as colocações que mantinham até o momento em que a ultramaratona foi interrompida. Com pouco mais de 85% do percurso concluído e 3h45min de prova Luis Felipe Lebeis e Catarina Ganzeli foram declarados os vencedores da Travessia Praia do Tupé-Manaus. Na disputa masculina, além de Lebeis foram ao pódio Samir Barel, Andre Castelucio, Vitor Gadelha e Raphael Maia. E entre as mulheres subiram ao pódio Thais Sant'Ana, Yuri Sasai, Márcia Braga e Márcia Pinheiro.

A chuva, porém, não atrapalhou no desenrolar das provas menores de 1,5 km e 3 km. Na distância maior o vencedor entre os homens foi Flávio Monteiro que completou os 3 km em 37min24s, superando Caio Sakamoto que terminou em segundo lugar com 38min51s e Felipe Andrade, o terceiro colocaco com 38min54s. Entre as mulheres a primeira a cruzar a linha de chegada foi a jovem Juanita Quijano de apenas 14 anos. Ela venceu com 52min21s. A seguir vieram Anna de Oliveira e Antônia dos Santos com 1h11min37s e 1h11min49s respectivamente.

O pódio masculino – Foto: Alcides Netto

Já nos 1,5 km Thiago Lazarini foi o campeão entre os homens com 19min34s superando Felipe Ribeiro que terminou em segundo lugar com 19min45s. O jovem Caio Santos de 14 anos fechou o pódio com 20min47s. Na prova feminina o pódio foi todo teen. A campeã da prova foi Isabele da Silva, de 15 anos, que concluiu o percurso em 22min04. Ao seu lado no pódio estiveram Julia Sakamoto e Emily Rabelo, com os respectivos tempos de 22min18s e 23min05. Detalhe, ambas tem 13 anos.

Os resultados completos do Rio Negro Challenge podem ser conferidos aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rio Negro consagra Luiz Felipe Lebeis e Catarina Ganzeli - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts