Topo

Katie Ledecky estraçalha recorde mundial nos 1500m livre

swimchannel

17/05/2018 17h59

Começar uma competição com recorde é ótimo. Com um recorde mundial então é melhor ainda. Foi isso que aconteceu ontem em Indianápolis na abertura da 4ª etapa do circuito da TYR Pro Swim Series, a principal competição em circuito da natação americana. O primeiro dia de disputas do evento na piscina da Indiana University Natatorium teve apenas duas provas, as duas de 1500m livre. E não precisa ser nenhum gênio para saber quem foi a responsável pela quebra do recorde mundial.

Nadando sua primeira competição como atleta profissional, Katie Ledecky estreou com tudo. Não só bateu, como estraçalhou a marca mundial dos 1500m livre. Exatos cinco segundos abaixo de sua antiga marca de 15min25s48, feitas no Campeonato Mundial de Kazan em 2015. Ontem a noite em Indianápolis ela nadou para incríveis 15min20s48, um resultado tão forte que lhe daria inclusive a medalha de bronze na prova masculina também realizada ontem.

Katie Ledecky – Foto: François Xavier Marit/Getty Images/AFP Photo

Uma curiosidade é que Ledecky negativou a prova. Nos primeiros 750m ela passou com 7min40s88 e marcou 7min39s60 na metade final de sua estreia como profissional, que ainda lhe rendeu US$ 1 mil pela conquista. Esta foi a sexta vez que a americana superou a marca mundial na prova mais longa da natação e seu primeiro recorde mundial desde os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Veja os resultados de ontem e mais informações na página oficial do evento na USA Swimming clicando aqui.

A competição segue até sábado e além de Ledecky outras estrelas da natação americana estarão presentes como Nathan Adrian, Lilly King, Cody Miller e Simone Manuel. Quatro brasileiros nadam o evento. João de Lucca esta escalado para os 50m, 100m e 200m livre, Vinicius Lanza nada os 100m e 200m borboleta, 200m medley e 200m livre, Maria Paula Heitmann os 100m, 200m e 400m livre e 100m borboleta e Luiz Gustavo Borges os 50m e 100m livre. Um detalhe é que Lanza e Maria Paula estarão em casa, já que são aletas da Universidade de Indiana.

Caeleb Dressel – Foto: Peter H. Bick

Caeleb Dressel
Até agora o melhor nadador do mundo ainda não disputou nenhuma prova em piscina longa este ano. Mas essa espera tem algumas horas para terminar. Após um período sem competir desde a inesquecível performance no NCAA em março, Dressel disputa este fim de semana o evento Atlanta Classic. Na competição o mais novo nadador profissional dos Estados Unidos encara seis provas: 50m, 100m e 200m livre, 100m peito, 100m costas e 200m medley.

Além dele outro nome de destaque dos Estados Unidos volta a competir em alto nível no país: Ryan Lochte. Após cumprir uma pesada punição pelo caso de indisciplina na Olimpíada do Rio de Janeiro, o atleta é outra pessoa. Casou, virou pai e parece estar mais responsável. Em Atlanta Lochte nada os 100m borboleta, 200m livre e 400m medley.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Katie Ledecky estraçalha recorde mundial nos 1500m livre - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts