Topo

Travessia Caraguá–Ilhabela está com inscrições abertas

swimchannel

10/09/2019 13h12

Prova em formato de revezamento será realizada no dia 23 de novembro.

A prova funciona em formato de revezamento: cada membro da equipe deve nadar por 30 minutos exatamente dando lugar para o próximo nadador. Desde 2013 a prova passou a ser disputada em formato de revezamento. Para participar da prova cada equipe precisa ter quatro integrantes, sendo um deles obrigatoriamente do sexo feminino. O encerramento das inscrições está marcado para o dia 8 de novembro.

No ano passado, em uma das edições com mais participantes, a equipe Navegantes foi a grande campeã.  A equipe carioca inscreveu dois revezamentos para a disputa e viu seu time número 1, o Puro Sangue, vencer com o tempo de 4h34min02s.

Equipe Navegantes foi a grande campeã de 2018.

A prova, organizada desde 2013 pela Associação Aquática foi feita pela primeira vez por Abílio Couto, que nadou a prova ao lado de seu amigo chileno Amando Silva na década de 1950. Abílio já havia atravessado a nado o Canal da Mancha.

Com o apoio da Federação Paulista de Natação (hoje Federação Aquática Paulista) e da Prefeitura da cidade de Caraguatatuba, Couto organizou a primeira edição da Travessia Caraguá-Ilhabela no dia 14 de junho de 1959.

Inicialmente individual a prova passou a ser feita em revezamentos e atrai cada vez mais nadadores de águas abertas que buscam um desafio em grupo. Hoje a travessia é uma das competições mais procuradas do litoral paulista.

Abílio Couto foi o primeiro a realizar a Travessia nos anos 50 – Foto: Reprodução

Limitada a 20 equipes, a prova tem troféus ou medalhas de tamanho diferenciado para as equipes campeã, vice-campeã e terceira colocada, além de troféus ou medalhas de participação para as demais equipes que terminarem dentro do prazo estabelecido e não foram desclassificadas.

Neste primeiro lote que esta em vigor até o dia 10 de outubro, o valor da inscrição por equipe é de R$ 2.200,00. Mais detalhes podem ser vistos no regulamento aqui. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Travessia Caraguá–Ilhabela está com inscrições abertas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts