Topo

Canal da Catalina cancela todas as tentativas de 2020

swimchannel

10/06/2020 19h00

A Federação da Travessia do Canal de Catalina emitiu um comunicado cancelando todas as tentativas para a realização da prova em 2020 devido a pandemia do COVID-19. O desafio, que é feito no estreito de água que separa a Ilha de Catalina da costa oeste dos Estados Unidos, que tem cerca de 36 km e é conhecido por ser um dos mais desafiadores do mundo das ultramaratonas aquáticas e também por fazer parte do Desafio dos Sete Mares.

A Travessia conta com muitas particularidades, entre elas a recomendação de iniciar a prova a noite devido a presença de tubarões e muitos peixes na região. Além disso, os nadadores precisam enfrentar a água gelada, as fortes correntes e a falta de visibilidade. Segundo a entidade, a segurança e o bem-estar de todos os nadadores, equipes de apoio, equipes de barcos e observadores é prioridade.

Mapa do percurso da Travessia do Canal de Catalina – Foto: Reprodução

"Realizamos uma análise cuidadosa e concluímos que não será possível operar as travessias do Canal Catalina nesta temporada de maneira consistente com nosso compromisso com a segurança. Esta é uma decisão que nunca esperamos enfrentar, mas devemos tomar agora, para permitir que os nadadores planejem adequadamente", publicou o Conselho de Administração da prova em seu site.

A Federação de Natação do Canal Catalina entrará em contato com todos os nadadores que já tiveram suas inscrições aprovadas para explicar os próximos passos que podem ser o adiamento ou cancelamento da prova.

Samir fez simulações noturnas visando o Canal da Catalina em 2016 – Foto: Matheus Meireles

O Conselho de Administração continuará monitorando a situação e espera retomar aos desafios do Canal Catalina em 2021. "Com a decisão do Conselho da Federação de Natação do Canal Catalina de cancelar toda a temporada de 2020, estou explorando a possibilidade e a viabilidade de nados alternativos como outras Ilhas do Canal da Califórnia e outros lugares para todo e qualquer nadador que quiser continuar seu treinamento ", disse Dan Simonelli, ultramaratonista americano da Califórnia, fundador e diretor da Open Water Swim Academy (OWSA) e membro do conselho do Canal.

Até hoje quatro brasileiros já fizeram a Travessia do Canal da Catalina. Dailza dos Santos foi a primeira em 1993 e concluiu o percurso em 14h25min43s. Em 2016 dois nadadores completaram a prova, Adherbal de Oliveira em 9h10min29s e Samir Barel que estabeleceu um recorde nacional e sul-americano de 8h35min40s. Em 2017 Luiz Pradines foi o último brasileiro a conquistar o Canal fazendo a travessia em 18h55min00s. A lista completa de todos os nadadores que já fizeram a prova pode ser vista aqui. E para mais atualizações da Federação de Natação do Canal Catalina visite o site oficial da entidade: swimcatalina.org.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Canal da Catalina cancela todas as tentativas de 2020 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts