Topo

Amigos nadam em águas geladas para cuidar da saúde mental

swimchannel

10/07/2020 18h26

Pesquisas mostraram que a imersão em água fria pode reduzir o estresse e melhorar a saúde mental. Uma das provas disso é o resultado que os amigos australianos Jessie e Frog conseguiram neste período de pandemia. Com o fechamento das piscinas no distanciamento social, os amigos começaram a nadar ao ar livre. Ambos se conhecem há anos, mas as caídas na água de manhã cedo os aproximaram.

"Seu corpo se acostuma. Você se acalma e percebe como é bonito", disse Jessie. Em condições frias, muitas vezes cobertas de nevoeiro, eles mergulham no reservatório Expedition Pass, em Chewton, no centro de Victoria, na Austrália. Ambos haviam lutado contra a ansiedade e depressão e foram forçados a reavaliar suas vidas. Eles revelam que nadar nessas condições os ajuda trazer alívio para encarar os problemas do dia-a-dia.

Jessie sempre nadou em piscinas, oceanos e rios e, quando adulta, tornou-se nadador. O amor de Frog por nadar também começou cedo e continuou na adolescência, quando se tornou um dos primeiros salva-vidas em sua piscina local em Scottsdale, na Tasmânia. Eles começaram a nadar juntos em outubro passado e, com o passar dos meses mais quentes, se ajustaram gradualmente a água gelada.

Os amigos Jessie e Frog nadando – Foto: Larissa Romensky/ABC Central Victoria

À medida que as restrições de bloqueio diminuem, a natação aumentou. Agora eles nadam cerca de três a quatro vezes por semana e mais pessoas se juntaram a eles. A regularidade de nadar no frio um com o outro promoveu conversas mais íntimas. "Éramos companheiros, mas sem a natação provavelmente não teríamos nos aproximado assim", disse Frog. Jessie se sente mais forte mentalmente agora do que nos últimos três anos. "Acho que a conexão com o local e a experiência do que ele faz com seu corpo e mente e depois compartilhar isso com os amigos é a melhor parte", disse Jessie.

A natação em águas geladas já foi motivo de estudos de pesquisas, prova disso é um estudo de um psiquiatria da Universidade McGill, Rob Whitley, que disse que a natação em água fria tem benefícios biológicos e psicossociais. Na pesquisa ele comenta que a água fria não apenas estimulou o nervo vago, um dos 12 nervos cranianos, mas também aumentou a circulação, que distribuiu nutrientes e ajudou na remoção de toxinas.

Whitley disse que a natação em águas abertas, que combina água fria e exercícios em um ambiente natural, pode ser particularmente benéfica, pois pode liberar endorfinas e produzir serotonina, o que aumenta a felicidade. "Isso pode ajudar a regular o sono, aumentar o humor e fornecer algum tipo de significado e propósito coletivo", disse o especialista. Saiba mais sobre esse assunto clicando aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Amigos nadam em águas geladas para cuidar da saúde mental - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts