Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Tradicional Travessia de Manhattan conta com presença de brasileira

swimchannel

07/06/2013 11h22

Após cruzar o temido Canal da Mancha a nadadora Guiliana Braga terá pela frente outro grande desafio amanhã. Ela vai encarar os 46 km da famosa Travessia de Manhattan, uma das mais tradicionais provas de águas abertas dos Estados Unidos. Disputada desde 1915, a travessia tem como percurso contornar a Ilha de Manhattan, um dos distritos da cidade de Nova York. Mas esta não é uma prova para qualquer pessoa. Para disputar o evento os interessados passam por uma seleção e análise de currículo. Ou seja, quem for cair na água amanhã faz parte do grupo dos nadadores de águas abertas mais bem qualificados do planeta.

Um dos maiores desafios da prova não é a longa distância e sim a baixa temperatura das águas dos rios Hudson e East. Nadadores de águas abertas estão acostumados a percorrer grandes distâncias, mas nem todos conseguem se dar bem em águas mais geladas. Segundo a organização do evento a previsão de temperatura da água estará entre 17°C e 19°C. E as roupas de neoprene não serão permitidas, fazendo com que os nadadores também estejam bem preparados mentalmente para superar o desafio.

A nadadora Giuliana Braga

E superar desafios é com Giuliana mesmo. Esta será a segunda grande travessia internacional da nadadora em menos de três anos. Em 2011 ao lado de Marta Izo, Luciane Akissue e Priscilla Santos, ela cruzou o Canal da Mancha (que separa a Inglaterra da França), batendo o recorde mundial da travessia em revezamento. Diretamente em Nova York, Giuliana afirmou a Swim Channel que a preparação para a travessia foi dura. "Eram de seis a dez km por dia na piscina, mais os treinos complementares, como pilates. Fiz alguns treinos bem longos, de 6 e 12 horas em piscina e mais os treinos na represa Billings. Aqui em Nova York tenho ido à praia para pegar água gelada, fazendo parte da aclimatação, pois a água ainda está muito gelada e é fundamental ter estes dias para se acostumar", disse.

Giuliana é treinada por Igor de Souza, que já bateu o recorde mundial do Canal da Mancha na travessia ida e volta e venceu a prova de Nova York em três ocasiões. Ele passou algumas dicas à nadadora e espera que ela alcance o seu objetivo. "Quero conseguir completar a travessia. Quando vi o percurso de cima do Rockefeller Center pude ter uma boa ideia da distância e confesso ser bem assustador, mas acho que a maior dificuldade será o frio. Se eu conseguir aguentar o frio acho que tenho boa chance de chegar no meu objetivo que neste caso, não é a colocação e sim completar a prova", afirma.

Vista aérea da bela ilha de Manhattan

Após a maratona em Nova York, Giuliana já tem em mente um próximo objetivo: o Oceans Seven. "Estes são sete dos maiores desafios de águas abertas do mundo, nos sete mares, mas esse é um projeto bem caro que precisaria de um forte. Mas é um sonho", revela a nadadora que conta com o apoio da Nabaiji e Illec, empresas que patrocinaram parte de seu projeto.

A Travessia de Manhattan é organizada pela NYC Swim, entidade que realiza provas de águas abertas na cidade e entrou em 2010 para o Hall da Fama das Maratonas Aquáticas. Este ano estarão competindo 42 nadadores de nove países. Entre uma braçada e outra o nadador tem como visão de fundo a linda ilha nova-iorquina com destaque para os imponentes arranha-céus. Para maior interesse dê uma olhada na programação oficial da travessia: http://www.nycswim.org/Event/Event.aspx?Event_ID=2302

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel