Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasileiros conquistam 18 medalhas no Meeting de Loulé

swimchannel

17/08/2020 17h33

Os brasileiros que estão treinando em Portugal na "Missão Europa" do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), participaram no último final de semana do Meeting de Loulé, evento que reuniu além deles, nadadores do país anfitrião, da Argélia, da Espanha e de Andorra.

A competição contou com a participação de 80 nadadores, entre eles a campeã olímpica Mireia Belmonte. Do Brasil Viviane Jungblut (única representante feminina do país), Brandonn AlmeidaBreno CorreiaFelipe FrançaFelipe LimaFernando SchefferGabriel SantosGuilherme GuidoJoão Gomes Jr, Leonardo Santos, Marcelo Chierighini, Marco Ferreira Jr, Murilo Sartori, Pedro Spajari e Vinícius Lanza foram os representantes do Brasil em Loulé.

Murilo Sartori – Foto: Federação Portuguesa de Natação

Ao todo os brasileiros conquistaram 18 medalhas, sendo dez de ouro, sete de prata e uma de bronze. Na classificação geral por medalhas, a Espanha foi a campeã com 22 ouros, 14 pratas e 23 bronzes. Por pontos, o Brasil ficou em terceiro no geral com 473 pontos, atrás de Espanha com 1626 pontos e Portugal que somou 954 pontos.

Pedro Spajari foi a melhor performance masculina do Meeting de Loulé com a vitória nos 100m livre com 49s44, tendo sido o único a nadar abaixo dos 50 segundos. Ele também venceu os 50m livre com 22s53. Viviane Jungblut, a única mulher da delegação brasileira, ganhou três medalhas de prata na competição nos 400m, 800m e 1500m livre. Vale destacar que seu tempo nos 1500m livre de 16min27s31 foi abaixo do índice A estabelecido pela FINA para os Jogos de Tóquio e sua segunda melhor marca pessoal.

Revezamento 4x100m livre comemora a vitória – Foto: Federação Portuguesa de Natação

Murilo Sartori também foi outro destaque do evento tendo vencido os 200m e 400m livre. Sartori venceu os 200m com sua quarta melhor marca pessoal de 1min48s03 logo no primeiro dia de disputas. Já nos 400m livre ele fez 3min52s53 para conquistar o ouro. Gabriel Santos, que disputou sua primeira competição após o caso de doping, venceu os 50m borboleta com 24s37.

O Brasil terminou como o campeão geral no masculino com dez medalhas de ouro contra cinco da Espanha e Portugal e os resultados completos podem ser vistos clicando aqui. Os brasileiros seguem treinando no Centro de Treinamento de Rio Maior antes de retornar ao Brasil. Assista abaixo a vitória no revezamento 4x200m livre masculino no Meeting de Loulé.

 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel