Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil conquista mais de 100 medalhas no Master, Mattioli é o destaque

swimchannel

20/08/2013 12h56

Enquanto a elite da natação brasileira disputava o Troféu José Finkel na fria São Paulo, outros nadadores brasileiros encaravam outra competição a mais de 9 mil quilômetros dali, na ensolarada cidade italiana de Turim. Eram os atletas masters da natação do Brasil disputando os Jogos Mundiais Masters. Eles não se cansaram de nadar e sim de subir ao pódio, afinal o país teve uma campanha irretocável: 122 medalhas, sendo 52 de ouro, 42 de prata e 28 de bronze.

O grande destaque da delegação foi o mineiro Marcus Mattioli. Medalhista olímpico nos Jogos de Moscou em 1980, o nadador continua colecionando importantes conquistas internacionais na natação master. Em Turim deve ter ficado com dor no pescoço de tanto pendurar medalha, afinal foram 12, sendo sete de ouro na categoria 50+. Mattioli é o maior nome da natação master brasileira, tendo conquistado centenas de medalhas e batido dezenas recordes mundiais nos últimos anos.

Mattioli e algumas de suas medalhas – Foto: ABMN

E curiosamente, a carreira master de Mattioli começou em 2005 quando ele decidiu voltar a nadar. Tinha 44 anos e estava longe da forma física ideal. Passou a treinar com as equipes menores do Minas Tênis Clube e depois junto com time principal do clube, ao lado do filho Raphael. E curiosamente pai e filho estiveram nadando na semana passada, pois Raphael estava disputando o Finkel no Corinthians.

Além de Mattioli o Brasil teve outros destaques em sua delegação como Gustavo Heleno, que levou sete medalhas de ouro em Turim na categoria 35+, Veronica Balsano campeã em cinco provas na categoria 25+ e Anton Biederman que também ganhou cinco medalhas de ouro na categoria 85+.

De acordo com Djan Madruga, medalhista olímpico e que também disputou a competição na Itália, o Brasil tem interesse em sediar uma futura edição dos Jogos Mundiais Masters, porém o país precisa primeiro montar um projeto de candidato e passar por todo o processo de escolha de uma cidade-sede. Os Jogos Mundiais Masters são realizados de quatro em quatro anos e recebem cerca de 20 mil inscrições para dezenas de modalidades. Em Turim, a delegação brasileira teve 874 atletas.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel