Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil vai bem em Shantou, mas título fica com estrangeiros

swimchannel

30/09/2013 11h31

A etapa chinesa de Shantou definiu ontem os campeões da temporada 2013 da Copa do Mundo de Águas Abertas da Fina. Na penúltima perna do circuito, Thomas Lurz e Emily Brunemann garantiram matematicamente os títulos de rei e rainha das águas abertas, respectivamente. Lurz venceu a etapa e chegou a 92 pontos, já a americana chegou na segunda colocação e agora tem 104 pontos. Ambos tem 22 pontos de vantagem para o segundo colocado, e como o vencedor da última etapa só pode marcar 20 pontos as taças estão garantidas. O título da temporada pode ter ficado com Alemanha e Estados Unidos, mas o dia em Shantou foi do Brasil com três atletas no pódio nas duas provas.

O pódio da prova feminina – Foto: Giovana Moreira/CBDA

Após a brilhante campanha no Campeonato Mundial de Barcelona, Poliana Okimoto venceu a sua primeira prova nesta Copa do Mundo. A brasileira fez uma boa prova e provou que está no caminho certo para os Jogos do Rio-2016. Brunemann ficou com a prata seguida por Ana Marcela Cunha, que sonhava com o tricampeonato da Copa do Mundo. Porém, a situação de Ana Marcela era difícil, pois ela teria que tirar uma grande vantagem em relação a americana e ainda disputar a etapa de Hong Kong atrás de Brunemann na classificação. A brasileira Betina Lorscheittter também disputou a prova e ficou na 12ª colocação.

Premiação masculina em Shantou – Foto: Giovana Moreira/CBDA

Na prova masculina por pouco o Brasil não colocou dois nadadores no pódio. Considerado por muitos como o maior nadador de águas abertas de todos os tempos, Lurz não deu chance aos rivais e venceu pela segunda vez na temporada. Allan do Carmo chegou na segunda colocação e a prata teve sabor de vitória. Com esse resultado ele superou o francês Romain Beraud, terceiro colocado, com quem disputa o vice-campeonato do circuito. Samuel de Bona e Diogo Villarinho foram bem e quase conseguiram chegar no pódio. Samuel foi o quarto e Diogo o quinto. Além deles Victor Colonese ficou em 10º lugar e Luis Rogério Arapiraca em 18º.

Em disputa agora apenas o vice-campeonato da temporada. No feminino Ana Marcela tem dois pontos de vantagem para a italiana Martina Grimaldi: 82 a 80. Já no masculino a diferença é a mesma. Dois pontos separam Allan de Beraud: o francês tem 68 contra 66 do brasileiro. No próximo sábado, dia 5 de outubro, as águas de Hong Kong nos reservam ainda muitas disputas emocionantes nesta Copa do Mundo.

Confira o resultado completo das provas clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel