Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um dia inesquecível para a natação brasileira

swimchannel

01/12/2013 16h48

A carreira de uma das maiores nadadoras da história da natação brasileira chegou ao fim. Fabiola Molina caiu pela última vez na piscina como uma atleta competitiva ontem, no local onde tudo começou: na piscina da Associação Esportiva São José (AESJ), em sua cidade natal São José dos Campos. Aos 38 anos, Fabiola reuniu grandes amigos e jovens nadadores da cidade para suas últimas braçadas no torneio batizado como Swim4Change. A SWIM CHANNEL prestigiou o evento e conta alguns detalhes da festa.

Diversos atletas de alto nível estavam presentes. Tinha campeão olímpico (Charlie Houchin), atletas que já foram recordistas mundiais e melhor da Copa do Mundo (Randall Bal e Jessica Hardy), medalhista em Campeonato Mundial (Kim Vandenberg e Eduardo Fischer), campeões e medalhistas de Jogos Pan-Americanos (Leonardo de Deus, Nicolas Nilo, Graciele Herrmann, Daynara de Paula, Tatiana Lemos)…E claro, o marido Diogo Yabe que se dividia entre uma braçada e outra na piscina, além da organização de toda a despedida da esposa. A grande lista ainda foi completada por jovens atletas de projetos sociais da cidade, do clube e paralímpicos que também participaram da festa.

Fabiola é aplaudida pelos nadadores presentes ao evento - Foto: Antonio Basílio/ Divulgação PMSJC

Fabiola é aplaudida pelos nadadores presentes ao evento – Foto: Antonio Basílio/ Divulgação PMSJC

Antes da ação começar na piscina houve apresentações artísticas, com um grupo de dança e de animadores infantis. Fabiola foi homenageada por diversas autoridades, como o prefeito da cidade Carlinhos Almeida, o presidente da Federação Aquática Paulista, Miguel Cagnoni, diretores da AESJ, vereadores, entre outros. Fabiola ainda homenageou alguns de seus técnicos e professores durante sua carreira.

Na piscina o torneio teve apenas provas de revezamento onde a molecada teve a honra de nadar com atletas consagrados internacionalmente, uma integração que Fabiola visa defender no Swim4Change, seu novo projeto social. Um dos momentos mais divertidos foi o revezamento família, onde a família Molina (formada por Fabíola, sua irmã Lissandra e os pais Kelce e Francisco) derrotou a família de Diogo Yabe e de outros amigos. Após nadar o revezamento 4x50m medley invertido (para ela poder encerrar o evento nadando costas, seu estilo principal), Fabiola foi saudada pelos atletas e público presente.

Fabiola com a mãe, o pai e a irmã. Foto: Antonio Basílio/ Divulgação PMSJC

Fabiola com a mãe, o pai e a irmã. Foto: Antonio Basílio/ Divulgação PMSJC

Fabiola pode seguir exemplos de vários outros atletas e voltar a nadar no futuro como master. Porém, essa possibilidade ainda não esta em pauta. Uma futura maternidade, gerenciamento de sua empresa de maiôs e o desenvolvimento de seu projeto social Swim4Change irão ocupar o tempo dela, claro que sempre muito próxima da natação. Como dissemos no último artigo aqui no blog, a natação perde uma grande atleta e ganha uma grande embaixadora.

Assista abaixo o vídeo da última prova da carreira de Fabiola Molina, um momento histórico da natação brasileira com locução de Alexandre Pussieldi!

Por Guilherme Freitas

 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel