Ruta Meilutyte: 17 anos e a chance de mais dois títulos inéditos
Um dos maiores fenômenos da natação mundial faz aniversário hoje. A lituana Ruta Meilutyte completa 17 anos de idade. Em sua curta carreira já conquistou o que muitos nadadores jamais conquistarão em toda uma vida. Em sua galeria de medalhas de ouro estão os principais títulos internacionais: os Jogos Olímpicos, o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, o Mundial de piscina curta, o Mundial Júnior, o Europeu de piscina curta, o Europeu júnior, a Gymnasíade, além de inúmeras conquistas nacionais e de competições na Inglaterra, país onde vive e treina.
Seu presente de aniversário pode chegar um pouco mais tarde e em forma de medalha de ouro, ou melhor, em forma de duas medalhas de ouro. Em 2014 a nadadora da Lituânia terá a chance de conquistar dois títulos que ainda faltam a sua coleção: o dos Jogos Olímpicos da Juventude e do Campeonato Europeu de piscina longa, eventos que acontecerão em Nanjing (China) e Berlim (Alemanha), respectivamente. Em ambos os eventos é a favorita a subir no lugar mais alto do pódio.
O problema é que as duas competições serão disputadas de forma praticamente simultâneas no mês de agosto. E caso queira adicionar mais dois títulos inéditos a seu currículo, Ruta precisará ser veloz também fora da piscina. As provas de natação da segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude ocorrem entre os dias 17 e 22 de agosto. Já o Campeonato Europeu de longa começa no dia 18 e termina dia 24 de agosto. Pelo calendário dos eventos é possível que ela dispute as duas competições, porém terá que fazer um planejamento perfeito e não poderá perder tempo algum. Assim como na piscina, todos os segundos serão preciosos.
Se há o lado positivo e a motivação que a faz querer adicionar mais feitos a sua carreira, também há o risco de que o cansaço com toda essa correria possa acabar afetando seu desempenho dentro d'água. Na China ela deverá nadar apenas os 100m peito e viajar logo em seguida para a Alemanha. Assim conseguiria chegar a tempo de disputar os 50m peito no Europeu de Berlim, que estão agendados para o último dia de eventos.
Se conseguir conquistar duas medalhas de ouro nestes dois eventos faltará apenas um título para a jovem lituana: as Universíades. Mas para isso ela precisa terminar os estudos no tradicional colégio Plymouth Leander e entrar em alguma universidade. Talvez isso ocorra em breve ou quem sabe até em 2019, quando a Universíade será realizada em Brasília e ela terá apenas 22 anos. O mundo sabe que isso é apenas uma questão de tempo para Ruta poder enfim ser aclamada como campeã de tudo.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.