Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadando em um estádio de futebol

swimchannel

12/06/2014 00h03

Logo mais a Arena Corinthians será o local de abertura da Copa do Mundo de futebol entre Brasil e Croácia. Deixando a Copa um pouco de lado, uma pergunta: você já imaginou se algum dia o campeonato mundial de natação fosse disputado dentro de um estádio de futebol? Não precisa imaginar porque dentro de um ano isso será uma realidade.

A cidade russa de Kazan vai sediar em julho de 2015 a 16ª edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da Federação Internacional de Natação (Fina). Uma das instalações a serem utilizadas nesta competição será a Arena Kazan, estádio da equipe de futebol Rubin Kazan. Com capacidade para 45 mil torcedores, a moderna arena será o local das disputas das provas de natação e também do campeonato master que acontece logo depois.

Acima do gramado serão construídas duas piscinas provisórias (uma de 50 metros e outra para aquecimento/soltura), porém, o estádio não terá a capacidade máxima liberada para as provas de natação e cerca de 12 mil lugares deverão ser disponibilizados pela organização do evento aos expectadores. Será um campeonato vantajoso financeiramente para a Fina e demais organizadores, já que contará com bastante público durante vários dias, entre as competições do absoluto e depois do master.

Em 2013 a Arena Kazan foi palco da cerimônia de abertura da Universíade - Foto: Divulgação

Em 2013 a Arena Kazan foi palco da cerimônia de abertura da Universíade – Foto: Divulgação

Eventos de outras modalidades em estádios de futebol não são nenhuma novidades. Devido a superfície (grama) e as dimensões do campo semelhantes, partidas de rúgbi e futebol americano acontecem com frequência nestes locais. Já tivemos casos excêntricos de outros esportes, como a Corrida dos Campeões que reunia diversos pilotos de automobilismo em pistas montadas dentro de estádios como o Saint-Denis, em Paris, e Wembley, em Londres. E não podíamos deixar de lembrar do inesquecível jogo de vôlei entre Brasil e União Soviética no Maracanã, em 1983, com quase 100 mil pessoas.

Curiosamente, na última década tivemos alguns campeonatos Mundiais sendo realizados também em arenas ou ginásios de outros esportes. Como o Mundial de Melbourne em 2007, que  foi disputado em uma piscina provisória montada dentro da Rod Laver Arena, no complexo de quadra de tênis que é palco do Aberto da Austrália, um dos quatro Grands Slams. Em 2004 o Mundial de piscina curta em Indianápolis foi disputado no Conseco Fieldhouse, ginásio do time da NBA Indiana Pacers.

Tudo indica que a experiência em Kazan será diferente e única. E quem sabe não seja mais uma vez posta em prática no futuro e trazendo mais público para a natação.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel