Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Samir Barel disputa a tradicional maratona aquática de Nova York

swimchannel

14/06/2014 13h05

Dentre todas as provas de águas abertas do mundo, existem algumas que chamam a atenção pelo desafio, dificuldade ou charme. Uma delas traz todas estas características de uma só vez: a Maratona Aquática de Nova York.

Essa é uma prova de 28,5 milhas (cerca de 46km) ao redor da Ilha de Manhattan. A distância é o primeiro desafio para os atletas, que iniciam o percurso no Battery Park, perto do distrito financeiro da ilha, vão em direção ao East River, entrando pelo estreito canal que leva até o Rio Hudson, onde descem a favor da corrente até a chegada de volta ao Battery Park. As dificuldades da prova estão nas correntes que variam conforme a maré que vem do oceano e a temperatura da água, que varia em torno de 16 a 20 graus. O charme fica por conta da visão não tradicional dos vários pontos turísticos de Nova York, vistos pelo ponto de vista da água. Dali, prédios como a ONU, Empire State Building, Rockefeller Center e atrações como o Porta Aviões Intrepid são vistos pelo nadador como referências do seu percurso e fonte de inspiração para as milhares de braçadas ao redor da ilha!

O nadador Samir Barel - Foto: Divulgação

O nadador Samir Barel – Foto: Divulgação

A prova já foi realizada por três brasileiros: Igor de Souza, que inclusive já a venceu por duas vezes, Dailza Damas e eu mesma, Giuliana Braga, que no ano passado fiz o percurso em 7 horas e 58 minutos e consegui a 11ª colocação de um total de 42 atletas. Para qualquer pessoa que decida encarar o desafio, a preparação é longa e exaustiva, mas é importante ressaltar que é necessária a aprovação do atleta, que deve comprovar sua capacidade de concluir a distância e aguentar a água gelada.

Meu mentor para a prova foi o próprio Igor de Souza, que hoje é o mais experiente técnico para esse tipo de desafio, tendo sido um dos maiores nomes da natação de águas abertas do Brasil e integrante do Hall da Fama da Natação de Águas Abertas. Ele também treina Samir Barel, que neste ano chega para a disputa da prova com grandes chances de uma ótima colocação, já que tem sido presença constante em etapas do Mundial de Águas Abertas, onde adquire experiência para os grandes desafios.

Vista da ilha de Manhattan - Foto: Cameron Davidson/Corbis

Vista da ilha de Manhattan – Foto: Cameron Davidson/Corbis

Entre os 18 atletas aprovados para a prova de 2014, Samir chegou a Nova York na última terça-feira e vem se habituando à temperatura da água. Neste ano os concorrentes serão divididos em três "ondas" de ritmo em datas distintas, divisão possivelmente realizada após as dificuldades de corrente do ano passado, quando o atraso na largada prejudicou dezenas de atletas que foram surpreendidos por uma forte corrente contra na entrada do East River. Samir faz parte dos mais rápidos, que cairão na água neste sábado, 14 de junho.

Samir busca uma das três provas da chamada Tríplice Coroa, que compreende a conquista de Nova York, Canal da Mancha e Canal de Catalina e foi realizada apenas por 83 pessoas no mundo todo. O Canal da Mancha também já está no calendário do atleta para 2015. E para quem pensa que ele para na Tríplice Coroa, esse é apenas o início do grande projeto de conquistar os maiores desafios de águas abertas do planeta, projeto esse que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Brasil.

Giuliana Braga durante a disputa da Maratona de Nova York - Foto: arquivo pessoal

Giuliana Braga durante a disputa da Maratona de Nova York – Foto: arquivo pessoal

Então neste sábado, já que não teremos jogo do Brasil na Copa, vale o apoio aos esportes aquáticos e a forte torcida por esse brasileiro que poderá entrar para a história da prova e de nosso país, como um dos poucos a conquistar Nova York a nado!

Por Giuliana Braga

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel