Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O imperdível GP de Santa Clara

swimchannel

19/06/2014 22h45

Começou ontem com a disputa das provas de fundo a última etapa do circuito americano de Grand Prix em Santa Clara. E para fechar a temporada dos GPs o local não poderia ser outro, afinal esta é uma das mais tradicionais disputas da natação dos Estados Unidos e que sempre reúne grandes estrelas. A competição antecede o Campeonato Nacional Americano que vai ocorrer em agosto e define os times do país para eventos internacionais como o Pan-Pacífico e o Mundial de Kazan do ano que vem.

A piscina de Santa Clara tem uma particularidade. Ao contrário das tradicionais dez raias, lá existem apenas nove. Assim, as finais tem sempre nove ao invés de oito nadadores. O histórico Santa Clara Swim Club está localizada na Califórnia, a apenas 72 quilômetros de distância de São Francisco. A pequena cidade fica bem no centro do Vale do Silício, região mundialmente conhecida por ser sede de gigantes do ramo da tecnologia como Apple, Facebook, Yahoo! e Google.

A piscina de Santa Clara

A piscina de Santa Clara – Foto: Divulgação

O evento também definirá os campeões do circuito. No masculino o líder é Conor Dwyer com 46 pontos, seguido por Arkady Vyatchanin e Michael McBroom com 42 e 33 pontos, respectivamente. No feminino quem lidera é a húngara Katinka Hosszu, com 57 pontos e que não estará em ação em Santa Clara. A vice-líder é Megan Romano com 34 pontos e na terceira posição há um empate entre Caitlin Leverenz e Allison Schmitt com 29 pontos.

O grande atrativo para o GP será Michael Phelps. Após três semanas treinando com a equipe de North Baltimore na altitude de Colorado Springs, Phelps está inscrito para quatro provas: 100m borboleta, 200m medley, 100m e 200m livre. Porém, não é certeza que ele dispute todas as provas e eventuais finais. Seu foco deverá ser os 100m borboleta (onde tem o 10º melhor tempo do ano) e as provas de livre, pois o nadador almeja conseguir lugar nos revezamentos americanos e quer se manter competitivo nessas distâncias. Os 200m medley são uma incógnita.

Michael Phelps voltou com tudo! - Foto: Reprodução

Michael Phelps nadará quatro provas em Santa Clara – Foto: Divulgação

Mas nem só de Phelps o GP de Santa Clara vive. Um dos destaques será o velocista Nathan Adrian. De acordo com o site Swim Vortex, o americano vem crescendo e em Santa Clara é possível que nade pela primeira vez este ano os 100m livre na casa dos 47 segundos. Até aqui, Adrian tem o terceiro melhor tempo do ano com 48s08. Também é esperado um bom duelo entre Phelps e seu parceiro de treinamento, o francês Yannick Agnel campeão olímpico e mundial nos 200m livre. Entre as mulheres, destaque para presença de Missy Franklin, que nadará seis provas individuais, Allison Schmitt e Natalie Coughlin. A novidade fica por conta de Oussama Mellouli, que disputa sua primeira competição em 2014.

O Brasil estará presente na piscina de Santa Clara com quatro nadadores: Felipe Lima (100m e 200m peito), Marcelo Chierighini (50m e 100m livre), Bruno Fratus (50m e 100m livre) e Gabriel Fidélis (100m e 200m peito e 200m medley). Para o quarteto brasileiro, que vive e treina nos Estados Unidos, a competição será uma das últimas da temporada americana. Para os velocistas Fratus e Chierighini o Grand Prix também será um aquecimento para o Pan-Pacífico, competição que terá muitos dos presentes em Santa Clara.

Nathan Adrian vem evoluindo nesta temporada - Foto: Michael Sohn/AP

Nathan Adrian vem evoluindo nesta temporada – Foto: Michael Sohn/AP

A competição pode ser conferida ao vivo através do site da USA Swimming, clicando aqui. O Sportv ainda não definiu sua grade de programação, mas deverá exibir o evento ou VT.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel