Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Portugal recebe a elite mundial das águas abertas

swimchannel

25/06/2014 01h09

As águas de Setúbal, cidade localizada na costa central de Portugal, recebem mais uma vez os melhores atletas de águas abertas do planeta. No próximo sábado, dia 28 de junho, será disputada mais uma edição da Travessia Internacional de Setúbal, prova de 10 km e que faz parte do calendário da Copa do Mundo de Águas Abertas da Federação Internacional de Natação (Fina). A prova será disputada na Baía do Sado e terá seis voltas de 1.666m.

Esta maratona já se tornou tradicional no circuito mundial e bastante conhecida pelos nadadores. Ela foi disputada pela primeira vez em 2007, ano em que foi criada a Copa do Mundo de maratonas e ficou presente até 2011. Em 2012, fora da Copa do Mundo, a cidade portuguesa foi escolhida pela Fina como palco da seletiva olímpica para os Jogos de Londres e que definiu os últimos atletas classificados para a Olimpíada. Após um ano de ausência no calendário internacional Setúbal esta de volta.

Vista da cidade de Setúbal - Foto: Diego Delso

Vista aérea da cidade portuguesa de Setúbal – Foto: Diego Delso

Ao todo 104 nadadores de 23 países estarão na prova, que será a única de 2014 na Europa. Como este ano não teremos eventos de grande porte das águas abertas, como Mundial ou Olimpíada, muitos atletas de ponta nadarão mais etapas do circuito mundial ao longo da temporada. Nomes como Spyridon Gianniotis, Thomas Lurz, Martina Grimaldi, Haley Anderson e Angela Maurer disputarão a prova em Portugal. Além deles, o italiano Simone Ruffini, líder da temporada, também confirmou presença.

Após três semanas de treinamento na altitude de Flagstaff, nos Estados Unidos, a seleção brasileira enviou força máxima a Setúbal. Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha são favoritas a vitória na prova feminina e disputam o topo do ranking mundial. Poliana lidera a Copa do Mundo com 38 pontos, seguida de perto por Ana Marcela que tem 34 pontos. No masculino Allan do Carmo, Diogo Villarinho e Samuel de Bona estão entre os cotados para subir ao pódio. Também disputam a travessia Bettina Lorscheitter, Gabriela Ferreira, Fernando Ponte e Luis Gustavo Barros.

As líderes do circuito, Poliana e Ana Marcela nadarão em Setúbal - Foto: Satiro Sodré

As líderes do circuito, Poliana e Ana Marcela nadarão em Setúbal – Foto: Satiro Sodré

O país anfitrião também se prepara para o evento e terá oito atletas inscritos, entre eles os atuais campeões nacionais Hugo Ribeiro e Angélica André. De acordo com a Federação Portuguesa de Natação, a equipe que Portugal leva para Setúbal um grupo mais jovem, pensando em dar experiência internacional aos nadadores. Antes da largada da maratona de 10 km acontecerá uma prova de 1,5 km para 200 atletas amadores. Uma forma de a Federação local promover a massificação e divulgação da prática da natação aos portugueses.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel