Kosuke Kitajima: em busca da recuperação
Na última semana aconteceu em Tóquio o Japan Open, evento que foi a última seletiva do país para formar as seleções que disputarão o Campeonato Pan-Pacífico e os Jogos da Ásia. Esta semana a Federação Japonesa de Natação anunciou o time que irá competir nos dois eventos. Entre os selecionáveis estão medalhistas olímpicos como Kosuke Hagino, Takeshi Matsuda e Ryosuke Irie, além de uma extensa lista com jovens boas promessas da natação japonesa. A ausência mais sentida foi justamente do nadador mais famoso do país: Kosuke Kitajima.
Bicampeão olímpico dos 100m e 200m peito, dono de 12 medalhas em Mundiais, ex-recordista mundial das duas provas e um dos maiores peitistas da história, Kitajima falhou em sua tentativa de disputar os dois maiores eventos da temporada. No Japan Open ele não passou nem perto de conquistar uma vaga na equipe japonesa, tendo terminado em terceiro lugar nos 100m peito (mas com um tempo alto de 1min00s61) e disputado apenas a final B dos 200m peito. Este ano ele está respectivamente em 20º e 35º lugar nos 100m e 200m peito no ranking mundial.
Aos 31 anos de idade, Kitajima está sentido o peso da idade e o fato de competir com a jovem e forte geração da natação japonesa. O Japão é um dos países que mais produzem jovens valores nas piscinas, afinal dos 49 convocados para o Campeonato Pan-Pacífico e os Jogos da Ásia, 25 deles tem menos de 21 anos. E o próprio Kitajima é um exemplo dessa tradição do país em revelar novos e competitivos atletas, afinal ele foi campeão mundial pela primeira vez aos 20 anos em 2003.
A mídia japonesa cogitou que o ídolo nacional está próximo da aposentadoria. Para especialistas será muito difícil o nadador disputar o Campeonato Mundial de Kazan em 2015 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Mas Kitajima afirmou que nem passa pela sua cabeça deixar as piscinas agora e mesmo estando mais velho vai continuar nadando, treinando e competindo. "Não vou me aposentar. Como não consegui uma vaga na seleção vou começar a treinar mais cedo e mais forte para a próxima temporada. Terei que começar do zero", disse a imprensa japonesa após o Japan Open.
Além da jovem geração japonesa que vem por ai, o tempo será um adversário de Kitajima, afinal ele completa 32 anos em setembro. Porém, um grande campeão nunca deve ser subestimado. E o próprio nadador já nos mostrou isso. Ano passado ele não atingiu o índice para os 100m peito na seletiva para o Mundial e só conseguiu um lugar para o revezamento 4x100m medley. Porém, ele pode disputar a prova individual em Barcelona e mais uma fez foi finalista na distância. E pelas suas declarações após o Japan Open ele esta focado em se recuperar para poder se despedir das piscinas na competição onde mais brilhou: os Jogos Olímpicos.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.