Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Mais um retorno as piscinas visando o Rio-2016

swimchannel

08/07/2014 23h40

O retorno de Michael Phelps foi um dos fatos mais impactantes da natação em 2014. Afinal, o americano é o maior nadador de todos os tempos e após uma breve aposentadoria de 20 meses resolveu vestir a sunga novamente para disputar mais uma Olimpíada, desta vez no Rio de Janeiro em 2016. A volta de Phelps talvez tenha motivado outros atletas a fazer o mesmo. Therese Alshammar, veterana de 36 anos, não nadava desde os Jogos de Londres em 2012 e voltou as piscinas após dar a luz a seu filho Fred. E a sueca voltou muito bem, conseguindo bons resultados no Circuito Mare Nostrum e sendo convocada para o Campeonato Europeu de Berlim.

Outro retorno bastante comentado no mundo aquático foi o de Kirsty Coventry. Assim como Alshammar e Phelps, ela não competia desde os Jogos Olímpicos de 2012 e muitos duvidavam que um dia retornaria a natação competitiva devido a outros compromissos profissionais. Após a competição em Londres ela passou a se dedicar a atividades comunitárias no continente africano e foi nomeada membro da comissão de atletas do Comitê Olímpico Internacional. Porém, o amor ao esporte e o fato de poder nadar sua quinta Olimpíada pesaram e ela voltou as piscinas.

Coventry tem dezenas de medalhas em grandes eventos - Foto: Satiro Sodré

Coventry tem dezenas de medalhas em grandes eventos – Foto: Satiro Sodré

Nascida em Harare, capital do Zimbábue, Coventry é a maior atleta da história do pobre país africano e fonte de inspiração para seus compatriotas devido sua trajetória vitoriosa. Membro da minoria branca do país, ela começou a nadar em sua escola em Harare e aos 16 anos chegou a semifinal olímpica dos 100m costas nos Jogos de Sidney-2000. Em seguida foi para os Estados Unidos, mais precisamente para a Universidade de Auburn, para treinar e estudar. Lá consolidou sua carreira esportiva.

Seu currículo é recheado de grandes feitos. São sete medalhas olímpicas (incluindo um bicampeonato nos 200m costas), oito pódios em Campeonatos Mundiais de longa, cinco medalhas em Mundiais de curta, 18 pódios em Jogos Africanos e outras inúmeras medalhas em competições nos Estados Unidos, incluindo títulos no NCAA, o campeonato universitário americano.

De olho no Rio-2016, Coventry irá treinar nos Estados Unidos - Foto: Satiro Sodré

De olho no Rio-2016, Coventry irá treinar nos Estados Unidos – Foto: Satiro Sodré

A nadadora, que completa 31 anos em setembro, espera poder voltar ao Rio de Janeiro. Em 2011 ela representou o Minas Tênis Clube no Troféu Maria Lenk e ficou encantada com a cidade. "Adorei o Brasil, as pessoas são alegres e receptivas. Gostei muito do Rio, que é lindo, e um dia pretendo voltar", disse quando esteve aqui. E para que esse retorno seja possível ela anunciou esta semana que fará todos os seus treinamentos no clube americano SwimMac com um velho amigo: o técnico Dave Marsh, com quem já trabalhou no passado.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel