Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Leo de Deus: entre os melhores e de olho em voos mais altos

swimchannel

21/08/2014 10h48

O Brasil começou bem sua participação no Campeonato Pan Pacífico 2014. Logo no primeiro dia de disputas veio a primeira medalha do país, uma prata com Leonardo de Deus nos 200m borboleta. Com 1min55s28 o brasileiro registrou o melhor tempo de sua carreira e cravou a sexta melhor marca da temporada. Até ai nenhuma surpresa, afinal desde 2011 o nadador sul-matogrossense está entre os melhores do mundo nesta prova.

Naquele ano ele apresentou seu cartão de visitas ao fazer o melhor tempo das eliminatórias do Campeonato Mundial de Xangai com 1min55s55. Porém, parou nas semifinais. Meses depois foi campeão pan-americano, no ano seguinte semifinalista olímpico e ano passado finalista no Mundial de Barcelona. Uma franca evolução que se confirmou hoje com sua performance no Pan Pacífico.

Leo de Deus tem a sexta melhor marca do ano - Foto: Satiro Sodré

Leo de Deus tem a sexta melhor marca do ano – Foto: Satiro Sodré

Tanto nas eliminatórias, quanto na final, o brasileiro foi extremamente regular. Leo manteve um ritmo e estratégia muito similares e nadou forte durante todo o percurso. Nas eliminatórias ele conseguiu o segundo tempo: 1min55s33, com parciais de 25s90, 29s22, 29s57 e 30s64. Na final melhorou o tempo geral para 1min55s28 e teve parciais muito parecidas: 25s96, 29s23, 29s78 e 30s31. Também foram fundamentais para a conquista da medalha os fundamentos (viradas e ondulações submersas), que estão bem melhores e consistentes.

Essa estratégia permitiu que o brasileiro não fosse tão pressionado pelos adversários que estavam atrás e o possibilitou apertar o líder Daya Seto durante toda a prova. O resultado, além de bastante significativo, também lhe dá mais confiança para os próximos anos. Na final ele chegou a frente do americano Tyler Clary e nas eliminatórias conseguiu ser mais veloz que o medalhista olímpico Takeshi Matsuda.

O brasileiro conquistou a primeira medalha do país no Pan Pac - Foto: Satiro Sodré

O brasileiro conquistou a primeira medalha do país no Pan Pac – Foto: Satiro Sodré

Com a sexta melhor marca do ano, o brasileiro mostra que tem chances de brigar por medalhas no Campeonato Mundial de Kazan no ano que vem e se candidatar como um dos cotados para subir ao pódio nos Jogos do Rio-2016. Agora o próximo passo de Leo de Deus será nadar esta prova na casa de 1min54s.

E curiosamente, o segundo colocado no ranking nacional dos 200m borboleta, Luiz Altamir, também está em ação no outro lado do mundo. Mas não no Pan Pacífico, e sim na Olimpíada da Juventude em Nanquim, na China. Ele já ganhou uma medalha de prata com o revezamento 4x100m livre misto e amanhã pode voltar ao pódio na sua especialidade. Balizado com o terceiro melhor tempo, Altamir tem boas chances de garantir mais uma medalha. Como podemos ver o Brasil esta muito bem representado nos 200m borboleta.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel