Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nicolas Oliveira no caminho certo

swimchannel

21/08/2014 15h36

Pela primeira vez depois de cinco anos o brasileiro Nicolas Oliveira volta a figurar entre os vinte melhores do mundo em sua principal prova. E isso é dizer muito de um nadador que teve tantos percalços na vida e na carreira – e que quase desistiu do esporte depois de se decepcionar em Londres. O quadro volta a ficar favorável para "Nilo", que fez a sua melhor marca na era sem trajes nesta quinta-feira, em Gold Coast, Austrália, no Pan Pacífico. Nadando para 1min46s98, o brasileiro ficou na sexta colocação do torneio, e agora está com o 18º tempo do mundo. O melhor de Nilo na história foi em 2009, no ano "mágico" da natação mundial. Chegou a nadar para 1min46s90 com o traje tecnológico, no Troféu Maria Lenk daquele ano.

Em Gold Coast, a prova foi vencida pelo australiano Thomas Fraser-Holmes, com 1min45s98, único a nadar abaixo de 1min46s, batendo o japonês Kosuke Hagino por apenas dez centésimos, enquanto o bronze foi para seu conterrâneo, Cameron McEvoy, com 1min46s36. Os americanos ficaram fora do pódio: Conor Dwyer em quarto, e Ryan Lochte em quinto.

Nicolas Oliveira terminou em sexto lugar no Pan Pacífico

Nicolas Oliveira terminou em sexto lugar no Pan Pacífico

Nicolas Oliveira teve uma prova bastante equilibrada, mantendo as passagens a cada 50m na casa dos 27 segundos. Suas parciais foram de 24s73, 51s77, 1min19s37, fechando os últimos 50m para 27s61, um pouco pior que o também brasileiro João de Lucca (27s47).

O resultado é extremamente semelhante com o que o nadador de 27 anos fez no Mundial do ano passado, em Barcelona, quando nadou para 1min46s99. No Troféu Maria Lenk deste ano ele nadou para 1min47s45. A melhora para o Pan Pacífico dá esperanças não só por medalha para os Jogos Pan-americanos do ano que vem e até, quem sabe, para o Rio-2016 na prova individual, mas também para o revezamento 4x200m. Não apenas por causa do bom desempenho de Nicolas na metragem, mas por outro nome brasileiro que acabou na final B na Austrália.

João de Lucca fez a sua melhor marca na piscina longa, quebrando pela primeira vez a casa dos 1min48s, com o tempo final de 1min47s98. Mas, apesar de ter sido o melhor tempo do brasileiro na prova em piscina olímpica, as expectativas eram grandes em cima do atleta de 24 anos. Em março deste ano, João igualou um feito conquistado por Gustavo Borges em 1995, vencendo dois títulos do NCAA, o campeonato universitário norte-americano, nas provas de 100 e 200 jardas. Se convertido o seu tempo para metros, por mais que não seja uma conversão confiável, deveria ser suficiente talvez para vencer a prova, ou ao menos nadar também na casa dos 1min46s.

Ainda assim, a evolução de João de Lucca na prova é interessante: ele derrubou sua marca de 1min49s em 2013 para um segundo abaixo no Maria Lenk deste ano, e agora superou seu próprio tempo. Se seguir neste ritmo, o desempenho de João pode ser extremamente importante para o Brasil na disputa do revezamento. Embora a CBDA tenha divulgado que a seleção não terá o 4x200m nem feminino, nem masculino, no Pan Pacífico, o plano deve ser ainda mais a longo prazo. Com Nicolas, João de Lucca e Thiago Pereira empolgado com o 200m, a parceria pode voltar a trazer bons frutos para a natação brasileira no revezamento nos Jogos Olímpicos.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel