Matheus Santana: campeão olímpico júnior e novo recorde mundial
"Quero fazer 47s nos Jogos Olímpicos da Juventude". Matheus Santana disse isso depois de deixar a piscina com um novo recorde mundial junior no 100m livre, no Brasileiro Sênio de Inverno. Era o sexto tempo do mundo: 48s35, feito por um nadador de 18 anos.
Ele fala e age como um jovem tranquilo, que não sofre maior pressão que tirar boas notas na escola e passar de ano. Ou talvez com preocupações como ser aprovado no vestibular ao final do ano. Difícil crer que, nas costas do atleta que há pouco tempo alcançou a maioridade, está o peso de ser um dos principais nomes para a futura geração olímpica brasileira. Para alguns, levando até mesmo a alcunha de "Novo Cielo".
Carioca, integrante da equipe de natação do Unisanta, Matheus não demonstra a tensão da responsabilidade que já assumiu para si com a pouca idade. Levou duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, no revezamento 4x100m livre misto, e no 50m livre, com 22s43. Considerava-se satisfeitíssimo. Mas ele sabia, com toda a sua tranquilidade e confiança peculiar, que ele estava ali para algo mais.
Nas eliminatórias, conseguiu se poupar e nadar para 49s30, sua quinta melhor marca até então. Raia 4, o líder da decisão. Novamente um novo duelo contra o chinês Hexin Yu, vencedor da prova mais rápida da natação. O chinês largou melhor e começou com tudo, mas Matheus o alcançou ainda na virada e depois fez o que se tornou sua característica: voltou muito forte e deixou seus adversários para trás. Encerrou o 100m livre com a marca 48s25, melhorando em dez centésimos seu recorde mundial júnior. Um resultado expressivo, que lhe coloca na quinta colocação no ranking mundial. Depois de duas pratas, veio o ouro.
Depois de ficar fora do Mundial Júnior do ano passado por ter descoberto que tem diabetes, Matheus mostrou o quanto já sabe lidar com o problema, e começou o ano de 2014 batendo 49s baixo. Num duelo eletrizante com ninguém menos que Cesar Cielo, baixou para a casa dos 48s no Troféu Maria Lenk. Derrubou ainda mais sua marca no Brasileiro de Inverno, pouco depois, batendo dois recordes mundiais juniores quase que consecutivamente. No revezamento que disputou na China já tinha nadado para a casa dos 47s. Técnica, força, final de prova, juventude, muitos sonhos, mas, acima de tudo, a serenidade.
Até onde Matheus Santana pode chegar nessa grande fase que vive? O quanto o segundo mais bem rankeado nadador brasileiro no 100m livre pode contribuir para um revezamento 4×100 livre arrasador no Rio-2016? Cielo, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini como colegas.
Só com o tempo, e seu tradicional esforço e trabalho. Enquanto isso, Matheus dorme com os 46s91 de Cielo em seus sonhos.
Os Jogos Olímpicos da Juventude é um evento transmitido pelo canal Sportv e tem como comentarista Daniel Takata – redator Swim Channel.
Por Mayra Siqueira
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.