Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadando sem sair de casa

swimchannel

25/08/2014 04h00

Devido ao crescimento das cidades brasileiras e ao aumento da frota de veículos, sair de casa para nadar pode ser um desafio e um grande teste de paciência. Com certeza você, nadador, já perdeu as contas de quantas vezes ficou preso no trânsito enquanto seguia para sua academia ou clube para dar suas braçadas, isso quando você não chegou atrasado ao compromisso.

O tempo gasto no congestionamento muitas vezes pode prejudicar a rotina de atletas e, por isso, alguns estão aderindo à prática de natação dentro de seus próprios condomínios. Literalmente, estão nadando sem sair de casa. Hoje em dia, lançamentos imobiliários oferecem cada vez mais opções de lazer e as piscinas são itens essenciais para esse tipo de mercado.

Existem no país milhares de prédios e condomínios fechados que já contam em suas dependências com piscinas no comprimento semiolímpico com mais de duas raias, ideais para treinamento. Se nadar em condomínios antigamente era algo complicado, pois era preciso disputar espaço com jovens e crianças que iam às piscinas apenas para se divertir, esse problema parece ter sido resolvido.

A inovadora piscina de 50 metros do L23 - Foto: Atmosfera/Reprodução

A inovadora piscina de 50 metros do L23 – Foto: Atmosfera/Reprodução

Atualmente, ao mesmo tempo em que oferecem piscinas de recreação para jovens, as empresas imobiliárias passaram a construir também piscinas exclusivas com 25 metros de comprimento, ideais para aqueles que querem dar suas braçadas sossegados.

Graças a essa comodidade, muitos moradores optam por treinar dentro de suas próprias residências, seguindo alguma planilha de treinamento ou contratando um professor/técnico particular que os auxilie durante a atividade dentro da água.

Existem condomínios que já têm vínculos com assessorias esportivas, oferecendo desde aprendizagem de natação até treinamento. Em São Paulo, por exemplo, algumas assessorias já são especializadas em natação (embora não restritas a apenas uma modalidade), como a assessoria Somewhereswim, que atende o bairro do Morumbi, e a Teamtrainning, que atende em Moema, dois dos maiores bairros da capital paulista.

Piscinas em condomínios estão sendo cada vez mais comuns - Foto: Divulgaçaõ

Piscinas em condomínios estão sendo cada vez mais comuns – Foto: Divulgaçaõ

TENDÊNCIA CADA VEZ MAIOR
No passado, prédios e condomínios com piscinas semiolímpicas eram luxos que existiam apenas nas grandes capitais e metrópoles do país. Com o desenvolvimento de outras regiões, cidades de porte médio também passaram a contar com esse tipo de estrutura. Oferecem cada vez mais novas opções para nadadores que não querem perder muito tempo durante deslocamento ou preferem o conforto de poder treinar dentro de seus condomínios.

Essa opção de lazer dentro de casa já começa a despertar novas ideias no mercado: lançar condomínios e prédios com piscinas olímpicas de 50 metros de comprimento. Algo que parecia impensável anos atrás, mas que já existe aqui no Brasil. Um desses casos pioneiros é o Latitude 23, condomínio da empresa Atmosfera lançado em Ubatuba bem em frente à Praia do Itaguá.

A construção de piscinas em distâncias oficiais, 25m e 50m, será cada vez mais aplicada em novos projetos residenciais, facilitando a vida de nadadores e trazendo mais comodidade e qualidade de vida. Uma prova do espaço que a natação vem ganhando no cotidiano de pessoas que moram em grande e médias cidades.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel