Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma nobre atitude de campeão

swimchannel

26/08/2014 01h05

No último sábado, dia 23 de agosto, foi disputado no lago Ohrid, na Macedônia, a sexta etapa do Grand Prix de águas abertas da Fina, o circuito da Federação Internacional para provas com mais de 15 km de distância. Disputando sua primeira travessia em solo europeu, o brasileiro Samir Barel estava bastante confiante para a maratona que tem 33 km de extensão. "No lago Ohrid, o que pode dificultar são os ventos e ondas formadas, mas deve ser uma etapa bastante tranquila em termos de temperatura e condições climáticas. Será uma estreia e tanto", disse o nadador antes de embarcar para o continente.

Samir chegava a Macedônia com bons resultados conquistados na temporada. Ocupava a 17ª posição no ranking mundial, havia vencido a tradicional e dificílima Travessia de Manhattan em Nova York e sido medalha de bronze no Campeonato Mundial Master de Montreal. O brasileiro nadava muito bem e conseguiu permanecer no pelotão principal durante boa parte do percurso, mas com cerca de 4h30min de prova algo chamou sua atenção e ele diminuiu seu ritmo.

O nadador Samir Barel em ação - Foto: Talita Saab

O nadador Samir Barel em ação – Foto: Talita Saab

Era a nadadora espanhola Esther Nuñez Morera, que estava passando mal e sofria com náuseas. Samir então resolveu deixar a travessia de lado e procurou ajudar a atleta. Ele passou a acompanhá-la e motivá-la até o fim da prova. "Conversei com ela e propus que fossemos juntos até o final. Fomos num ritmo bem lento, mas como não havia ninguém próximo para alcançarmos e ninguém que pudesse nos alcançar vindo de trás, acabamos conseguindo cruzar a linha de chegada", conta o nadador brasileiro.

Extremamente exausta, Esther revelou que estava com medo de perder a consciência durante a prova, mas que não queria abandonar a disputa. Ela conseguiu terminar a prova feminina na quarta colocação e disse "não ter palavras para agradecer o nobre gesto de Samir".

231908_430237_10646773_10204197745441843_3651611369646828466_n

Samir com a nadadora espanhola Esther Nuñez Morera – Foto: Arquivo pessoal do atleta

O brasileiro, que agora disputará a tradicional travessia Capri-Nápoli e última do Grand Prix 2014, disse que ficou satisfeito e feliz por ter ajudado uma companheira. "Espírito esportivo muitas vezes é mais gratificante que qualquer título", definiu o nadador brasileiro que mesmo terminando a prova masculina na 13ª colocação deixou a Macedônia como um grande campeão.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel