Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um eletrizante 50m livre...feminino!

swimchannel

03/09/2014 18h53

O momento mais aguardado do terceiro dia do Troféu José Finkel era os 50m livre masculino. Pela manhã, Cesar Cielo fez o melhor tempo da temporada em piscina curta: 20s68. Havia a expectativa de que ele poderia bater na final seu recorde sul-americano, que é 20s51, e até o recorde mundial, que pertence ao sul-africano Roland Schoeman, 20s30. Porém, Cielo nadou acima do que havia feito pela manhã e cravou 20s72. Se a prova masculina era a mais aguardada pelo público que lotou as arquibancadas do Itaguará Country Clube, a versão feminina acabou sendo a melhor do dia.

Vivendo uma grande fase, Etiene Medeiros fez mais um índice para o Campeonato Mundial de piscina curta de Doha, o seu terceiro em Guaratinguetá. Nadando na raia 3 Etiene foi consistente em todo o percurso e cresceu nos últimos 25 metros. Bateu com 24s15, tempo que lhe deu a medalha de prata e o novo recorde sul-americano na distância. A marca também é a quarta melhor do ranking mundial este ano. Além dos 50m livre, a nadadora do Sesi conseguiu os índices também para os 100m borboleta e 100m costas. Ela ainda nadará os 50m costas amanhã e se mantiver esse nível de performance provavelmente também conseguirá uma vaga no Mundial nesta prova.

Etiene vem fazendo um excelente Troféu José Finkel - Foto: Satiro Sodré

Etiene vem fazendo um excelente Troféu José Finkel – Foto: Satiro Sodré

Porém, tantos índices estão causando uma boa dor de cabeça para Etiene, que poderá cortar alguma prova de seu cronograma em Doha para evitar nadar muitas vezes no mesmo dia, já que ela integrará os revezamentos do país também. Falando a reportagem do canal Sportv, Etiene disse que irá primeiro conversar com seu técnico, Fernando Vanzella, para decidir o que fazer. No momento ela esta concentrada em apenas nadar cada vez melhor este Troféu José Finkel.

Outra nadadora que também teve muito o que comemorar foi Larissa Oliveira. Especialista nos 100m e 200m livre, a atleta do Pinheiros ganhou o bronze com sua melhor marca nesta prova: 24s45. Ela também conseguiu nadar abaixo do índice para o Mundial de curta, superando o tempo que Graciele Herrmann havia feito pela manhã (24s49). A medalha de ouro foi para a holandesa Femke Heemskerk que com 23s99 estabeleceu um novo recorde de campeonato. Um grande dia para as velocistas em Guaratinguetá.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel