Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Desafio Aquaman: democracia e beleza nas águas abertas

swimchannel

23/09/2014 09h00

Nadar. Democraticamente, sem compromisso de resultados em tempo, vitórias, ou competição com os outros. Pelo simples prazer de nadar, e de superar um desafio em conjunto, não contra.

A ideia surgiu em um bate-papo durante a concentração para uma competição. Os amigos recentes Marcos Campos e Samir Barel, maratonistas acostumados com uma sequência de grandes metragens, resolveram parar de enfrentar um ao outro, e decidiram se unir em um só objetivo comum e conjunto: superar um dos maiores desafios das águas abertas, nunca antes concretizado por ninguém.

Desafio Aquaman fará trajeto inédito na Ilha Anchieta - Foto: Reprodução

Desafio Aquaman fará trajeto inédito na Ilha Anchieta – Foto: Reprodução

No Desafio Aquaman, os dois nadadores contornarão a Ilha Anchieta em Ubatuba, um trajeto de 25km a ser completado em algo em torno de 6 horas. "Mas pode ser um pouco mais. Já combinamos: quando o Marcos parar, eu vou parar também. Vamos curtir a paisagem, observar o trajeto. Algo que eu nunca consegui fazer em uma prova de águas abertas, apesar das belíssimas paisagens pelas quais já passei. Você fica tão fissurado com a competição que não vê o percurso", afirmou Samir.

"Na piscina há muita vaidade. A cobrança de ser o número 1 me incomoda um pouco. Águas abertas tem um clima mais amistoso, mostra que todos somos capazes. O desafio é ser de repente o primeiro cara a fazer um trajeto, não vencer ninguém. Quero fazer algo grande, pra divulgar o esporte", disse Marcos.

Marcos Campos e Samir Barel pretendem criar novos desafios - Foto: Reprodução

Marcos Campos e Samir Barel pretendem criar novos desafios – Foto: Reprodução

O desafio será neste sábado, dia 27 de setembro. E o caráter curioso e histórico da Ilha acabou se tornando outro atrativo. Localizada no Litoral Norte paulista, a ilha tem uma passagem importante nos registros históricos de São Paulo. Em 1904, foi construído um presídio de segurança máxima, e em 1952 ocorreu no local uma terrível rebelião, na qual dezenas de presos e policiais foram mortos. Depois disso, o presídio foi desativado, mas os colonos e caiçaras da ilha relatavam diversas aparições de fantasmas dos presos pela ilha. Com os boatos até de presença de tubarões, o local hoje tornou-se ponto turístico.

"Para mim, competição é motivo para viajar. Quanto mais cenários bacanas, melhor", disse Marcos, em uníssono com Samir: "Maratona é uma desculpa. É praticamente uma corrida de rua dentro d'água. Na ideia de procurar lugares diferentes pela característica do lugar, conhecer lugares novos, bonitos, passar um dia diferente. Os lugares bonitos  podem ser explorados por amadores, por todos. Um passeio desgastante, sem dúvida. Mas desde que eu comecei na maratona aquática, o grande prazer é nadar por muito tempo. Comecei a enxergar a natação de forma diferente. Queremos mostrar tudo isso".

O nadador Raul Porto, um dos veteranos na maratona aquática paulista, também participará do evento como convidado.

Um estímulo surpreendente para quem pode crer em aliar o esporte com turismo e um bom período para passar com família e amigos.

"A previsão de é umas 6 horas de prova. Mas vamos passear, dar risada. Vamos nos divertir", concluiu Marcos.

A Volta à Ilha Anchieta conta com apoio da prefeitura municipal de Ubatuba e da Aquasphere, com parceria da Swim Channel.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel