Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A prova nobre

swimchannel

13/11/2014 21h41

Os 100m livre é considerado a prova nobre da natação mundial. Disputada desde 1896 nos Jogos Olímpicos (com exceção da edição de 1900) e que já coroou como campeões mundiais e olímpico Duke Kahanamoku, Johnny Weissmuller, Mark Spitz, Matt Biondi, Alexander Popov, Pieter van den Hoogenband, Filippo Magnini e Cesar Cielo. A prova é sempre a mais aguardada pelo público dos grandes eventos internacionais, similar a disputa dos 100m rasos no atletismo.

No Campeonato Mundial de piscina curta, que começa daqui a três semanas em Doha, no Catar, a prova dos 100m livre tem tudo para ser realmente nobre, com a presença de grandes velocistas da atualidade. A prova seria ainda mais nobre caso Vladimir Morozov, atual campeão mundial da distância na piscina curta, disputasse a distância. Ele abriu mão para tentar uma medalha nos 100m medley. Danila Izotov será um dos representantes russos no evento e durante o campeonato nacional, que terminou anteontem, ele cravou a quarta marca mundial da distância na piscina de 25 metros: 46s49. Um tempo que lhe coloca com boas chances de pódio em Doha.

Cesar Cielo é um dos favoritos ao ouro em Doha - Foto: Satiro Sodré

Cesar Cielo tem boas chances também nos 100m livre – Foto: Satiro Sodré

Além dos russos, há outros atletas bem cotados. Um deles é Cesar Cielo, campeão mundial da distância em Dubai-2010. O brasileiro é um dos favoritos e tem o melhor tempo da temporada (46s08). Há alguns meses moldou seus treinamentos para a distância de 25 metros, aperfeiçoando suas saídas e viradas para voltar a ser coroado como campeão mundial na curta. E inovou seu programa de treino, nadando eventos de categoria masters nos Estados Unidos em piscina de 25 metros.

Florent Manaudou é outro que chegará a Doha com a pecha de favorito. O francês, que ano passado quase bateu o recorde mundial na prova com 45s04, chegará forte em Doha (com o terceiro tempo do ano) de olho em uma medalha que falta em seu vitorioso currículo: o ouro no Mundial de curta. Os americanos vêm com uma dupla forte: Jimmy Feigen e Conor Dwyer, ambos medalhistas olímpicos e mundiais. Segundo nadador mais rápido do mundo nos 100m livre na piscina longa, o australiano Cameron McEvoy é outro nome para se prestar atenção. Semana passada, no campeonato australiano de curta, ele cravou a sexta melhor marca mundial: 46s85.

Florent Manaudou (foto: Josep Lago/AFP)

Florent Manaudou busca uma medalha inédita – Foto: Josep Lago/AFP

O polonês Konrad Czerniak, o alemão Steffen Deibler e o australiano Tommaso D'Orsogna também estão no top 10 dos 100m livre na curta e deverão disputar a prova. E ainda tem o sul-africano Chad Le Clos, segundo melhor tempo em 2014. Especialista nas provas de borboleta, mas que pode se arriscar aqui como uma forma de desafiar os grandes velocistas. De fato, os 100m livre no Mundial de Doha será uma prova mais do que nobre.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel