Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A história de Portugal no Mundial de curta

swimchannel

24/11/2014 09h28

Com boa parte de seu território sendo banhado pelo mar, Portugal é um país com muitos adeptos dos esportes aquáticos, entre eles a natação. No âmbito competitivo, porém, o país ibérico não é uma das grandes forças internacionais. Os portugueses estiveram presentes em dez das 11 edições do Campeonato Mundial de piscina curta disputadas até o momento. A única vez em que atletas do país não nadaram foi em 2004, quando o evento aconteceu nos Estados Unidos e poucos meses depois dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Em dez participações em Mundiais de piscina curta, a natação portuguesa subiu ao pódio apenas uma vez. Foi em 2002, quando a competição aconteceu em Moscou. Na prova dos 50m peito, José Couto conquistou a medalha de prata com o tempo de 27s22, atrás apenas do então recordista mundial na distância, o ucraniano Oleg Lisogor. O pódio ainda teve outro representante da língua portuguesa, Eduardo Fischer, bronze com 27s26. Além dessa medalha de José Couto, Portugal ainda contabiliza outras 14 finais em Mundiais de piscina curta. O próprio Couto tem outras três finais de Mundial, mesmo número de seu contemporâneo Nuno Laurentino, que em Moscou-2002 terminou os 100m medley na quarta colocação.

José Couto comemora o bronze nos 100m peito - Foto: André Kosters

José Couto é o único medalhista de Portugal na história – Foto: André Kosters

No último Campeonato Mundial, disputado em Istambul, Portugal conseguiu chegar a duas finais, ambas com seu melhor nadador: Diogo Carvalho. Radicado nos Estados Unidos e especialista em provas de medley, ele ficou em 7º e 8º lugar nos 200m e 400m medley respectivamente. Diogo ainda é o nadador português que disputou mais finais em Mundiais de curta na história do país. Foram cinco ao todo, três individuais e duas com revezamentos.

Diogo é o grande destaque da equipe portuguesa que daqui a duas semanas disputa o Mundial em Doha e esta escalado para nadar quatro provas: 100m, 200m e 400m medley e os 200m borboleta. Além dele, Portugal terá outro atleta, o jovem Alexis Santos que nadará três provas: 50m e 100m costas e os 100m medley. Neste Mundial Portugal não tem tantas ambições como o Brasil, que vai a Doha pensando em bater seu recorde de medalhas. A dupla de nadadores portugueses esperam melhorar suas marcas pessoais e tentar beliscar alguma vaga nas finais.

Na Flórida, ele vem treinando com Gregg Troy. Foto: Divulgação

O nadador português Diogo Carvalho que estará em Doha. Foto: Divulgação

Por Guilherme Freitas

Leia mais notícias sobre a natação portuguesa no blog Beba Água, autoria de Nuno Vicente, correspondente da SWIM CHANNEL em Portugal.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel