Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Cielo x Manaudou: que vença o mais veloz

swimchannel

02/12/2014 16h32

De um lado do "ringue" aquático, o cara três vezes mais veloz do mundo na piscina e campeão olímpico de 2008; do outro, o campeão europeu e atual detentor dos louros olímpicos de 2012. Os dois igualados na melhor marca dos 50m livre na era sem trajes – nas duas piscinas, longa e curta.

A maior derrota de Cielo para Manaudou foi em Londres-2012

A maior derrota de Cielo para Manaudou foi em Londres-2012

Cesar Cielo fez de 2014 a sua temporada de, além de algumas mudanças de comando técnico, foco na piscina de 25m. Foram treinos e competições na metragem semiolímpica para estar nos trinques durante o Mundial de Doha. Ele voltou a treinar com Scott Goodrich nos Estados Unidos para buscar velocidade. E, como não poderia deixar de ser, ficou "mordido" ao ver o rival francês igualar seus melhores tempos na era pós-trajes tecnológicos. É tudo ou nada.

Cesar Cielo: em busca da dobradinha nos 50m e 100m (foto: Satiro Sodré)

Cesar Cielo: em busca da dobradinha nos 50m e 100m (foto: Satiro Sodré)

Já Florent Manaudou teve uma temporada tão espetacular que fica difícil enumerar suas conquistas neste ano. Ele conseguiu um feito inédito na França: venceu todas as provas de velocidade em cada estilo. Está no top 3 do mundo nos 50m livre, peito, costas e borboleta em piscina curta.

A nobre prova dos 50m livre estará ainda mais acirrada. A rivalidade vem desde Londres – quando Cielo, 27 anos, terminou com o bronze, derrotado pelo francês, de 24. Abrindo um revezamento no Campeonato Francês de Curta, Manaudou bateu o 20s51 que o brasileiro havia estabelecido como melhor tempo pós-trajes em 2010, no Mundial de Dubai.

Florent Manaudou esta bem ranqueado na piscina curta - Foto: Divulgação

Florent Manaudou esta bem ranqueado na piscina curta – Foto: Divulgação

Mais forte e resistente após seu período de treinos com Scott Volkers no Minas Tênis Clube, Cielo voltou a melhorar o seus 100m livre, e, principalmente: voltou a gostar e disputar a prova. Tem na curta em 2014 o melhor tempo do mundo, com 46s08, contra 46s48 de Manaudou, terceira marca do ranking. Porém o tempo de balizamento do francês é 45s04, feito em dezembro de 2013.

O reencontro, desta vez, não acontecerá nos 50m borboleta, prova que o brasileiro sempre se destacou, mas desistiu de participar em Doha. O duelo de ponta mais provável para a prova será contra o atual campeão mundial de curta, Nicholas Santos, e o sul-africano Chad Le Clos.

Para fechar, a dupla Cielo-Manaudou encerra sua rivalidade nas disputas dos revezamentos.

Um duelo de estrelas olímpicas empatadas. O que importa, afinal, é fazer o tempo certo na competição certa. E a hora é agora.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel