Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Preview do terceiro dia: Cielo x Manaudou, Nicholas x Le Clos, e muito mais

swimchannel

04/12/2014 20h30

Sem dúvidas, o maior destaque do terceiro dia de disputas do Campeonato Mundial de piscina curta, em Doha, no Catar, é a final dos 50m livre masculino, com o esperado duelo entre Cesar Cielo e Florent Manaudou. Mas isso é assunto para um post separado.

A partir das 4h30, horário de Brasília, começam as eliminatórias, com transmissão pelo SporTV, e com o início de outra prova entre as mais esperadas: os 50m borboleta masculino. Nicholas Santos defende seu título mundial, mas terá um páreo duríssimo. O sul-africano Chad Le Clos mostrou muita velocidade ao bater o recorde mundial dos 100m borboleta hoje, e esse ano tem como melhor marca 22.08. O melhor tempo de Nicholas, que inclusive é recorde de campeonato, de 2012, é 22.22.

Em 2012, Nicholas Santos derrotou Chad Le Clos nos 50m borboleta. A história irá se repetir? (foto: Satiro Sodré)

Em 2012, Nicholas Santos derrotou Chad Le Clos nos 50m borboleta. A história irá se repetir? (foto: Satiro Sodré)

Nicholas declarou à Swim Channel que vai atrás do recorde mundial de 21.80, do alemão Steffen Deibler, da época dos trajes tecnológicos. Ele, que tem uma das melhores saídas do mundo, diz que trabalhou muito sua virada para alcançar seu objetivo. Em seu favor, uma excelente parcial no 4x50m medley de 21.68, disparado a melhor da prova.

O francês Florent Manaudou está inscrito e esse ano também tem um tempo muito forte de 22.11. É candidato fortíssimo ao ouro, principalmente depois que no campeonato francês conseguiu o inédito feito de vencer todas as provas de 50 metros. No entanto, não se sabe se nadará, pois será uma etapa com a final dos 50m livre e a semifinal dos 50m costas. A prova terá a final somente no sábado (amanhã ocorrerão as eliminatórias e as semifinais).

Outro destaque é a disputa dos 200m medley masculino. Essa sim terá a final disputada amanhã, a partir das 13h. Pelo histórico, o americano Ryan Lochte, maior nadador da história em piscina curta, seria o favorito. Ele tem simplesmente 33 medalhas na história da competição (já conquistou três em Doha), e é o único nadador a completar a prova abaixo de 1:50. Pelo ano que teve, o japonês Kosuke Hagino teria vantagem. Foi campeão pan-pacífico, lidera o ranking mundial na longa e foi eleito o melhor nadador do mundo pela prestigiada revista americana Swimming World Magazine.

Mas ambos não estão nas melhores formas neste campeonato, como se viu nos 200m livre de Lochte e na acachapente derrota de Hagino nos 400m medley, sua maior especialidade. Por isso, o outro japonês, Daiya Seto, que deu um show nos 400m medley, vem motivado e pode aproveitar a motivação para mais um ouro. Henrique Rodrigues, quarto colocado em 2010, vem se recuperando de uma cirurgia e pode brigar por uma final.

Daiya Seto (foto: Murad Sezer/Reuters)

Daiya Seto (foto: Murad Sezer/Reuters)

Veja abaixo o panorama das outras provas.

Eliminatórias (com finais à tarde para revezamentos e provas de 200m e 400m, e semifinais à tarde para provas de 50m e 100m)

4x50m medley feminino: Brasil muito forte no costas com Etiene Medeiros e borboleta com Daynara de Paula, com Larissa Oliveira tendo fechado muito bem para o ouro no 4x50m medley misto. Uma final é bem provável. Pódio é difícil, mas com a superação vista nos revezamentos de hoje, não é impossível. Rússia, Estados Unidos e Grã-Bretanha provavelmente são as equipes mais fortes.

50m costas masculino: o francês Florent Manaudou, único a nadar abaixo de 23s esse ano (22.98), e o americano Eugene Godsoe, que tem 23.00 em 2014 e teve o melhor tempo na abertura de revezamento (23.11), são os favoritos. O australiano Mitchell Larkin mostrou velocidade nos 100m costas e também está no páreo. Guilherme Guido fez o melhor tempo sem trajes abrindo o revezamento hoje (23.43), mas terá que abaixar ainda mais para brigar por medalha – possivelmente abaixo de 23.30).

200m costas feminino: pela velocidade que mostrou nos 100m costas (recorde mundial) e com a resistência que tem, Katinka Hosszu é candidata a mais um recorde mundial. Resta saber se o cansaço irá pesar. A ucraniana Darina Zevina é quem mais pode ameaçar.

100m peito feminino: a batalha pelo ouro ficará restrita a lituana Ruta Meilutyte e a jamaicana Alia Atkinson, ouro e prata nos 50m peito e únicas a nadar abaixo de 1:03. O recorde mundial de 1:02.36 de Ruta é dificílimo, mas a prova pegará tanto fogo que poderá cair.

400m livre masculino: o sul-africano Myles Brown tem o melhor tempo do ano entre os inscritos (único para 3:37), mas o sérvio Velimir Stjepanovic foi campeão europeu de longa esse ano e está em grande forma. Medalhistas olímpicos, o canadense Ryan Cochrane e o tunisiano Oussama Mellouli são incógnitas e correm por fora.

400m livre feminino: recordista mundial da prova e em grande fase do campeonato, Mireya Belmonte é favorita absoluta. Em uma etapa com outras duas provas, Katinka Hosszu não deve ameaçar na briga pelo ouro, e sairá satisfeita com uma medalha. A britânica Jazmin Carlin e a holandesa Sharon van Rouwendaal, medalhistas nos 800m, são concorrentes para o pódio.

Mireya Belmonte (foto: Patrick B. Kraemer/EFE)

Mireya Belmonte (foto: Patrick B. Kraemer/EFE)

200m peito masculino: o húngaro Daniel Gyurta, campeão olímpico, tricampeão mundial de longa e autor do único recorde mundial masculino de curta na temporada, é o favorito absoluto. O alemão Marco Koch e o japones Yasuhiro Koseki também estão bem cotados. Felipe França, que vem ficando mais resistente, pode até chegar na final, mas está focado nos 50m peito.

4x100m livre feminino: o Brasil tem como objetivo superar o recorde sul-americano e conquistar uma vaga na final, pois sabemos que brigar por uma medalha é improvável. A Holanda é a favorita absoluta, com Suécia, Estados Unidos e Rússia na briga pelo pódio.

Finais (à tarde)

100m livre feminino: prova imprevisível, com a sueca Sarah Sjostrom e as holandesas Femke Heemskerk e Ranomi Kromowidjojo favoritas ao pódio. Não esquecer da australiana Bronte Campbell, que teve uma excelente temporada em piscina longa. Ranomi e Femke buscam uma dobradinha que elas já fizeram no mundial de 2010.

50m borboleta feminino: será que Sarah Sjostrom abaixa de 24 segundos? Até agora, ela não nadou nenhuma prova individual a 100%, até porque não nadou nenhuma final ainda, e claramente segurou bem na semifinal dos 50m borboleta. Ela poderá estar cansada da final dos 100m livre, e disso a dinamarquesa Jeanette Ottesen e a holandesa Inge Dekker esperam se aproveitar.

50m livre masculino: a prova mais esperada do dia, ao menos para os brasileiros. O equilíbrio entre Cielo e Manaudou é total, pois ambos fizeram tempos similares na semifinal se poupando e também no revezamento 4x50m medley. Mas o russo Vladimir Morozov, que bateu o recorde de campeonato dos 100m livre abrindo o revezamento ontem, não pode ser descartado, afinal é o atual campeão mundial em curta. Se algum outro nadador chegar ao pódio será uma grande surpresa.

100m medley feminino: provavelmente Katinka Hosszu não terá adversárias. Com seu 56.99 da eliminatória, mais de meio segundo à frente da mais próxima concorrente. Pela velocidade que mostrou nos 100m costas, esperem recorde mundial. A briga pela prata deve ficar entre a britânica Siobhan-Marie O'Connor, a jamaicana Alia Atkinson e a lituana Ruta Meilutyte.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel