Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Cielo, França e Nicholas: história escrita em Doha

swimchannel

06/12/2014 16h47

Cesar Cielo, Felipe França e Nicholas Santos. Todos campeões mundiais. Só por isso já merecem um lugar de destaque na história da natação brasileira. Mas há muito mais por trás dessas conquistas.

Cielo, com um bronze conquistado em 2004, dois ouros, uma prata e um bronze em 2010 e um ouro e dois bronzes em 2014, soma oito medalhas em mundiais de curta. Amanhã, ele terá grande chance de acrescentar mais duas à coleção, nos 100m livre e no revezamento 4x100m medley. Se conseguir, igualará Gustavo Borges como maior medalhista brasileiro na história da competição. Gustavo conquistou quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes entre 1993 e 2002.

Caso consiga mais duas medalhas, Cielo também se tornará o maior medalhista brasileiro em uma edição de mundial. Gustavo, em 1995, e ele próprio, em 2010, conquistaram quatro. Essa marca também pode ser batida por Felipe França, que já possui três ouros e amanhã nada os 50m peito e o 4x100m medley. França, inclusive, já é o maior medalhista de ouro brasileiro em uma edição, e se conquistar mais dois amanhã, o que é perfeitamente possível, tem chances inclusive de ser o maior vencedor entre todos os atletas que competem este mundial.

Já Nicholas conquistou a prata hoje nos 50m borboleta, e com isso ele tem medalhas em quatro edições diferentes de mundiais de curta (2004, 2010, 2012 e 2014). Aqui ele também iguala Gustavo Borges, que também conquistou medalhas em quatro edições (1993, 1995, 1997 e 2002). E, aos 34 anos, é o mais velho nadador brasileiro a conseguir medalha em mundial. Antes, era ele próprio com 32 em 2012, e 30 em 2010. E antes disso, Gustavo Borges medalhou em 2002 aos 29 anos.

Por Daniel Takata

Cesar Cielo e Gustavo Borges: marcas históricas em mundiais de curta (foto: Satiro Sodré)

Cesar Cielo e Gustavo Borges: marcas históricas em mundiais de curta (foto: Satiro Sodré)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel