Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um campeonato mundial recordista

swimchannel

06/12/2014 16h51

Com os cinco recordes mundiais estabelecidos hoje, já são 17  marcas superadas em Doha. Faltando ainda um dia para o final da competição, está a apenas um recorde do mundial de curta com mais recordes mundiais da história. Em Manchester-2008, foram 18.

Em favor da edição atual, está o fato que em Manchester os nadadores já se apresentavam com trajes tecnológicos, ainda não tão evoluídos quanto os que apareceriam em 2009, mas que claramente já lhes davam vantagem. Tais trajes foram banidos da natação competitiva de piscina a partir de 2010.

Mas claramente o número de recordes em Doha está sendo beneficiado com a inclusão dos revezamentos 4x50m. Foram cinco recordes nessas provas, entre as versões feminina, masculina e mista. Para uma comparação mais justa, devemos esperar o que irá acontecer amanhã. Com o número de recordes que vem caindo, pode ser que, mesmo sem considerar os tais revezamentos, Doha supere Manchester.

Em tempo: na relação número de recordes por número de provas, a edição inaugural de 1993, em Palma de Mallorca, na Espanha, é imbatível. Foram 15 recordes, e na época o programa era exatamente igual ao olímpico, ou seja, sem provas de 50m borboleta, costas e peito e 100m medley. Mas é preciso ponderar que, das 15 marcas, 13 foram conquistadas no feminino, sendo 11 por nadadoras chinesas, as quais muitas seriam flagradas dopadas nos anos seguintes, em um dos maiores escândalos da história do esporte.

Uma coisa é certa: futuramente o mundial de Doha será lembrado como um dos mais fortes da história da natação. Aproveitemos então o último dia que está por vir.

Por Daniel Takata

Katinka Hosszu: quatro recordes mundiais em Doha até agora (foto: divulgação)

Katinka Hosszu: quatro recordes mundiais em Doha até agora (foto: divulgação)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel