Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

4 mil nadadores nas águas de Copacabana

swimchannel

10/12/2014 15h02

No próximo domingo grandes nomes das águas abertas do mundo estarão em ação nas águas da Praia de Copacabana para disputar a tradicional prova de elite do Desafio Rei e Rainha do Mar. Estrelas como os campeões da Copa do Mundo da Fina, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, medalhistas em campeonatos mundiais como o italiano Valerio Cleri e o americano Chip Peterson e até aquele que é considerado o maior atleta da modalidade da história, o alemã Thomas Lurz são nomes confirmados no evento.

Porém, na véspera do desafio de elite cerca de 4 mil nadadores também cairão na água para disputar as provas da terceira etapa da competição. Também serão conhecidos os campeões da temporada 2014 do Rei do Mar, que é um circuito que conta com três etapas ao longo do ano. Para os nadadores amadores opção é o que não falta. Haverá três provas: sprint, classic e challenge.

As águas de Copacabana vão ferver neste sábado - Foto: Organização do Rei e Rainha do Mar

As águas de Copacabana vão ferver neste sábado – Foto: Organização do Rei e Rainha do Mar

A prova sprint é a mais curta, com 1 km de distância, e os nadadores contornam quatro boias em um percurso simples. É considerada a mais democrática por abranger atletas de diferentes níveis técnicos. A classic tem a distância de 2 km e um nível mais exigente do que a sprint. Nesta prova os atletas também nadam em apenas uma volta, contornando sete boias. Por fim, a challenge é a prova mais longa e desafiadora do Rei e Rainha do Mar tendo a distância de 4 km. O percurso é o mesmo da classic, porém, os nadadores precisam dar duas voltas nas águas de Copacabana.

Além das disputas de águas abertas, a organização do evento ainda disponibiliza outras três provas. Uma delas, e que reúne muitos nadadores, é a beach biathlon. Esta prova foi idealizada para triatletas, mas aqui os participantes só nadam (1 km) e correm na areia da Praia de Copacabana (2,5 km). Há também a Beach Run, com corrida de 5 km na areia da praia e as provas de Stand Up Paddle, modalidade que vem crescendo em popularidade no Brasil, com as distâncias de 2 km, 6 km e 12 km.

Haverá três provas de águas abertas para nadadores amadores - Foto: Satiro Sodré

Haverá três provas de águas abertas para nadadores amadores – Foto: Satiro Sodré

A organização do Desafio Rei e Rainha do Mar também incentiva a ida a Praia de Copacabana de bicicleta, já que haverá um grande bicicletário (com checagem de freio e calibragens de pneus) próximo ao ponto de largada para os participantes deixarem suas magrelas. Além da medalha e do kit, haverá um prêmio extra para os vencedores gerais de cada prova (apenas para os primeiros colocados no feminino e masculino): uma bicicleta dobrável e customizada.

A prova tem o apoio da SWIM CHANNEL, e faz parte do calendário de verão da Rede Globo, sendo transmitida ao vivo no programa Esporte Espetacular. Para mais informações sobre o evento acesse: http://www.reierainhadomar.com.br/.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel