Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Torneio Open: para fechar o ano com chave de ouro

swimchannel

16/12/2014 11h36

A bela piscina do Botafogo será o local que encerrará uma das melhores temporadas da história da natação brasileira. A partir de amanhã, com disputas até sábado, o complexo aquático do Mourisco será o local das disputas do Campeonato Brasileiro Sênior e do Torneio Open, as últimas competições do calendário de 2014. E também estarão em jogo vagas para seleções brasileiras da próxima temporada. Devido a excepcional campanha verde-amarela no Mundial de piscina curta em Doha existe a expectativa para termos um bom público nas arquibancadas da piscina.

Pela manhã acontece o Campeonato Brasileiro Sênior, somente para nadadores com 20 anos ou mais. Porém, os atletas mais jovens da categoria júnior e juvenil poderão nadar em observação (que não dá pontos para os clubes) e para obter tempos que lhes garantam vagas nas finais que reunirá os oito melhores tempo da manhã. Participam do Open 332 nadadores de 52 clubes.

Vista da belíssima piscina do Botafogo, palco do Open 2014 - Foto: Satiro Sodré

Vista da belíssima piscina do Botafogo, palco do Open 2014 – Foto: Satiro Sodré

O Open também será uma competição bastante visada pelos nadadores por um simples motivo: será a primeira das duas seletiva para formação das seleções do Brasil para os principais eventos de 2015, que são os Jogos Pan-Americanos em Toronto, o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Kazan e o Campeonato Mundial Júnior em Cingapura. Depois deste campeonato a chance derradeira será o Troféu Maria Lenk do ano que vem. Por isso há a expectativa para boas marcas.

Felipe França, Cesar Cielo, Etiene Medeiros e Nicholas Santos ganharam medalhas em provas individuais no Mundial de piscina curta e serão algumas das atrações deste Open. Todos planejam conseguir agora uma vaga na seleção que disputará ano que vem o Mundial de Kazan. Bruno Fratus e Thiago Pereira que treinam nos EUA já chegaram ao Rio e também esperam começar a traçar seus roteiros para os grandes campeonatos de 2015. Destaque também para Joanna Maranhão que disputa no Open seu primeiro evento de grande porte após a breve aposentadoria.

Felipe França é uma das atrações do Torneio Open - Foto: Satiro Sodré

Felipe França será uma das atrações do Torneio Open – Foto: Satiro Sodré

A competição no Botafogo também é importante para os nadadores juvenis e júniors que buscam atingir os índices para o Mundial Júnior. Até o momento quatro atletas já conseguiram nadar abaixo desses índices: Brandonn Pierry, Nathan Bighetti, Vinicius Lanza e Pedro Spajari. O Open também encerra oficialmente a temporada 2014 da natação brasileira e vai definir a equipe campeã do ranking nacional de clubes. De acordo com a última atualização da CBDA, divulgada dia 1º de dezembro, o Pinheiros lidera a disputa com 15 pontos a frente do Corinthians, o vice-líder.

As finais da competição, provas do Torneio Open, serão televisionadas pelo Sportv sempre às 17h.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel