Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Meeting de Lisboa abre temporada internacional portuguesa

swimchannel

04/02/2015 14h13

Ocorre no próximo fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, a sétima edição do Meeting Internacional de Lisboa. A competição, que será disputada pela primeira vez na piscina longa do Estádio Universitário de Lisboa, nasceu com o intuito de ser um evento atrativo para atletas estrangeiros e mais uma oportunidade para os nadadores portugueses poderem nadar em alto nível. Hoje ela faz parte do calendário oficial da Liga Europeia de Natação (LEN) e esta edição será seletiva para a formação da seleção portuguesa que disputará em agosto o Mundial de Kazan.

O evento será o primeiro de grande porte internacional a ser realizado em Portugal neste ano. Ao todo são 578 nadadores inscritos e a grande maioria é de Portugal. Destacam-se os jovens Alexis Santos e Victoria Kaminskaya. Alexis disputou no fim do ano passado o Mundial de piscina curta em Doha é uma das grandes apostas da natação portuguesa para os Jogos do Rio. Em Lisboa ele nadará quatro provas, entre elas os 400m medley onde é o recordista nacional. Victoria também é recordista nacional nos 400m medley e nadará esta prova e outras cinco.

Ruta Meilutyte vai atrás da única medalha que lhe falta - Foto: Michael Sohn/Associated Press

Ruta Meilutyte é a grande atração do meeting de Lisboa – Foto: Michael Sohn/Associated Press

Além das estrelas locais a piscina do Estádio Universitário de Lisboa terá a presença de uma campeã olímpica: Ruta Meilutyte, que será a grande atração e disputa seu primeiro evento internacional em 2015. Ruta cairá na água quatro vezes em Lisboa: nos 50m e 100m livre e nos 50m e 100m peito. A lituana vive na Inglaterra desde criança e treina no Plymouth Leander, um dos mais tradicionais clubes da natação inglesa. A equipe inscreveu 43 atletas para o meeting e outro destaque é o promissor velocista Bem Proud, de 20 anos, que tem o melhor tempo nos 50m e 100m livre e nos 50m borboleta.

O Brasil também estará presente na competição com três nadadores: Daiene Dias, Alan Vitória e Roger Costa. Daiene esta balizada com o primeiro tempo nos 50m e 100m borboleta e ainda nadará os 100m livre. Alan é um dos favoritos nos 50m e 100m livre e também nada os 100m borboleta. Já Roger encara os 50m e 100m peito.

Daiene Dias segue em boa fase e se garantiu em Kazan - Foto: Satiro Sodré

Daiene Dias nadará três provas no meeting – Foto: Satiro Sodré

Para conferir os resultados e o balizamento clique aqui. Para mais informações sobre natação portuguesa, visitem o blog Beba Água, produzido por Nuno Vicente, correspondente da SWIM CHANNEL em Portugal.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel