Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um quase 4x100m livre na água

swimchannel

12/02/2015 00h04

Uma das provas que mais causa expectativas nos brasileiros é o revezamento 4x100m livre masculino. É um evento onde o Brasil tem muita tradição, sendo medalhista olímpico e mundial na piscina longa e também campeão e recordista mundial na piscina curta. Repetir o pódio olímpico de Sydney-2000 no Rio de Janeiro em 2016 é algo que muita gente espera que aconteça. E esta semana teremos um pequeno aperitivo com a disputa do Arena Pro Swim Series de Orlando.

Bruno Fratus, João de Lucca e Marcelo Chierighini. Três nomes cotados para integrar o revezamento 4x100m livre. O trio estará em ação a partir de hoje na piscina do YMCA Aquatic Center em Orlando, na Flórida, para a disputa da terceira etapa do circuito Arena Pro Swim Series. Até sábado eles e outros grandes nomes da natação mundial estarão competindo e treinando de olho no principal evento pré-Rio: o Mundial de Kazan.

Fratus durante os 50m livre - Foto: Satiro Sodré

Bruno Fratus é o grande favorito ao ouro nos 50m livre – Foto: Satiro Sodré

Fratus começou muito bem a temporada, vencendo os 50m livre na etapa passada, em Austin, nadando abaixo dos 22 segundos: 21s91, o segundo melhor tempo do ano. Balizado com o melhor tempo nos 50m livre e com quarto tempo nos 100m livre, ele já afirmou que pretende estar no revezamento olímpico em 2016. Já Marcelo Chierighini e João de Lucca estão balizados com os melhores tempos nos 100m livre. Ambos são especialistas nesta distância e sabem que a concorrência por um lugar no revezamento será acirrada. Chierighini disputaria a etapa de Austin, mas acabou não nadando. João de Lucca faz sua estréia na temporada 2015 e espera manter a boa fase do ano passado quando foi campeão do NCAA e medalhista no Mundial de piscina curta.

Outros dois medalhistas em Campeonato Mundial também disputam o evento. Felipe Lima, bronze no Mundial de Barcelona-2013, nadará os 100m e 200m peito e os 100m livre. Marcos Macedo, que integrou o revezamento 4x100m medley no Mundial de Doha-2014, encara os 50m e 100m livre e os 100m borboleta. Ambos têm boas chances de pódio em suas especialidades. Felipe tem o melhor tempo nos 100m peito e Macedo a quinta melhor marca nos 100m borboleta. Também nadam a competição os brasileiros Luiz Pedro Pereira (100m e 200m borboleta), Melissa Marinheiro (200m, 400m e 800m livre e 100m costas) e Manuella Andrade (200m livre).

Marcelo Chierighini tem boas chances de medalha nos 100m livre - Foto de Satiro Sodré

Marcelo Chierighini está balizado com o melhor tempo nos 100m livre – Foto: Satiro Sodré

O Pro Swim Series de Orlando terá presença maciça de grandes nomes internacionais. Destaque para os americanos Ryan Lochte, Tyler Clary e Cullen Jones, o japonês Kosuke Kitajima, a jamaicana Alia Atkinson, os venezuelanos Andreina Pinto e Albert Subirats e Arkady Vyatchanin, disputando seu primeiro evento como nadador da Sérvia. Os líderes do circuito Elizabeth Beisel e Conor Dwyer também estarão em ação. Ela nadará oito provas e ele cai na água cinco vezes.

As eliminatórias serão disputadas a partir das 12h e as finais ocorrem a partir das 21h no horário de Brasília. As provas podem ser acompanhadas ao vivo através do site da USA Swimming clicando aqui.

João de Lucca teve um 2014 muito bom - Foto: Satiro Sodré

João de Lucca teve um 2014 muito bom – Foto: Satiro Sodré

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel