Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadando nas históricas águas de Paraty

swimchannel

02/03/2015 13h47

O XTerra é considerado o maior circuito de triatlo cross country do mundo e no decorrer dos anos expandiu suas disputas passando a organizar eventos de moutain bike, corrida e também natação em águas abertas. A competição inclusive é destaque da edição 21 da SWIM CHANNEL que pode ser adquirida clicando aqui.

Há alguns anos é realizado juntamente com o circuito principal do XTerra no Brasil, organizado pela X3M Sports Business, o Swim Challenge, evento com disputas de natação em águas abertas com algumas curiosidades no decorrer das provas como saltar do alto de um píer ou competir durante a noite, por exemplo. Em 2015 serão quatro etapas na região sudeste (Paraty, Ilhabela, Mangaratiba e Juiz de Fora) e mais uma etapa bônus em Fernando de Noronha. Há duas opções de provas, a sprint (1,5 km) ou a endurance (3 km). E é nas águas da histórica cidade de Paraty que tem início o Swim Challenge 2015 no dia 11 de abril.

XTerra Swim Challenge: adrenalina nas águas abertas - Foto: X3M Sports Business

O XTerra Swim Challenge é pura adrenalina nas águas abertas – Foto: X3M Sports Business

Como citado acima, cada etapa terá uma peculiaridade durante o percurso. Em Paraty será o "zigue-zague". Ao contrário da maioria das provas de águas abertas que apresentam disputas em percursos em linha reta ou em formato de triângulo, a primeira etapa do Swim Challenge 2015 será totalmente em formato de curvas, onde o nadador terá que contornar boias ao longo da travessia aquática. E tudo isso numa cidade com muita história e tradição cultural.

"A expectativa da organização é levar os atletas a terem uma experiência única em um lugar diferente e histórico como é a cidade de Paraty. Sair da rotina dos treinos semanais e desfrutar de um final de semana de esporte e natureza junto com a família e os amigos", conta Henrique Werneck responsável pela área de comunicação da X3M. Esse clima positivo será um dos atrativos para os cerca de 360 nadadores esperados para participar das provas. Lembrando que além das disputas em águas abertas haverá corridas noturnas de 7 km e 21 km, uma prova de triatlo, atividades para crianças e disputas do MTB Cup (moutain bike).

Quem não gostaria de nadar num paraíso desses? - Foto: Reprodução/Internet

Quem não gostaria de nadar num paraíso desses? – Foto: Reprodução/Internet

A etapa de Paraty do Swim Challenge é organizada pela X3M Sports Business e apresentada pelo SESI, conta com o patrocínio da Prefeitura da cidade de Paraty e apoio de outras marcas como a Speedo. A Pousada Porto Imperial será o hotel oficial dos atletas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de abril, portanto acesse o site do evento e faça já a sua. Confira mais detalhes sobre o evento abaixo.

Informações

Data: 11 de abril
Horário: Largada da prova sprint as 10h30 e da prova endurance as 10h45
Local: Centro Histórico de Paraty, em Paraty (RJ)
Percurso: 1,5 km e 3 km
Inscrições: https://www.x3mbrasil.com/inscricoes/inscricoes/xterra-paraty-1

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel