Desbravando os mares pelo meio ambiente
Realizar três desafios nadando em prol do meio ambiente. Foi isso que o nadador Ricardo Serravalle começou a fazer no último sábado, dia 14 de março. O atleta baiano concluiu o trajeto de ida e volta da tradicional travessia Mar Grande x Salvador. O mar colaborou para a realização do evento, já que as águas estavam bem tranquilas e o nadador não encontrou muitas dificuldades. Foram aproximadamente 24 km de braçadas e pernadas em 6h29min. Essa travessia faz parte do Projeto pela Preservação dos Oceanos e da Baía de Todos os Santos, onde o nadador visa, através da natação, chamar atenção para uma maior conscientização ambiental.
O desafio ainda terá outras duas paradas. Em julho, ele nadará durante 24h ininterruptas na piscina do Clube Adelba. Ele conhece muito bem o local, pois é lá que ele treina com a equipe do Centro Aquático Edvaldo Valério. Por fim em outubro, ele pretende realizar a Travessia dos Três Faróis em Salvador, uma prova charmosa que passa por três famosos faróis da capital baiana (Itapuã, da Barra e da Ponta de Humaitá) totalizando 33 km de prova.
Todos esses desafios, além do viés ambiental, servem para Serravalle treinar para a inédita Travessia a Nado entre a Praia do Porto da Barra em Salvador e a ilha de Morro de São Paulo em Cairú. O evento vai acontecer em dezembro e a prova terá de 59 a 84 km dependendo da maré. Ele ainda não conta com patrocinadores e esta fazendo todas essas ações em prol de uma causa nobre. "Mais que um desafio pessoal esta travessia visa levar a população uma maior conscientização sobre a importância da preservação dos Oceanos e de nossa Baía de Todos os Santos, sede da Amazônia Azul", afirma o atleta em seu site oficial.
Serravalle é um grande exemplo de superação. Em 2009 ele sofreu três AVC isquêmicos devido a um problema congênito em seu coração. Passou por uma cirurgia para implante de prótese cardíaca e ano seguinte sofreu um grave acidente em sua perna esquerda. Mas ele não desistiu e após mais um tempo parado voltou a praticar esportes. Em 2013 realizou um grande sonho ao completar o triatlo Ironman Brasil em Florianópolis (SC). Ele é formado em Administração, com doutorado em Ciências Humanas e pretende em breve lançar um livro onde contará as histórias de superação de sua vida.
Mais detalhes sobre os desafios de Ricardo Serravalle podem ser encontrados no site oficial do projeto aqui ou na página do Facebook, aqui.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.