Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A chance para ser o maior da história

swimchannel

13/04/2015 17h06

O Troféu Maria Lenk chegou ao fim definindo as equipes do Brasil para os principais campeonatos internacionais da temporada, mas há um problema devido a proximidade de datas entre o Mundial de Kazan e os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Por isso, no fim desta semana haverá em São Paulo uma clínica com os nadadores e membros da comissão técnica da seleção brasileira, para discutir o calendário de preparação dos atletas. Um deles, porém, já deixou bem claro que vai encarar as duas competições.

Thiago Pereira tem como objetivo disputar os dois eventos. Ele pretende participar do Pan no Canadá e de lá viajar diretamente para a Rússia. Será uma viagem bastante desgastante pela longa distância entre os locais e também pelo pouco tempo disponível para fazer uma boa aclimatação. Mas Thiago esta motivado e confiante por um simples motivo: poder superar alguns recordes e se tornar o maior atleta de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos.

Em 2007 Thiago foi o grande nome do Pan no Rio - Foto: Satiro Sodré

Em 2007 Thiago foi o grande nome do Pan no Rio – Foto: Satiro Sodré

São três recordes que Thiago Pereira tem em mente quebrar em Toronto. O primeiro é o posto de maior medalhista da história do evento. O nadador soma 18 medalhas em três edições disputadas. Caso conquiste mais cinco pódios vai ultrapassar o ex-ginasta cubano Erick López Ríos que ganhou 22 medalhas entre 1991 e 2003. Ríos também detém o recorde de atleta com maior número de ouros: 18 ao todo. Thiago soma 12 medalhas douradas e caso repita a performance das duas últimas edições, quando venceu seis provas, vai igualar o cubano. O terceiro recorde é se tornar o atleta brasileiro mais vitorioso dos Jogos. O posto pertence a outro nadador: Gustavo Borges, que tem 19 medalhas ao longo da carreira. Com mais duas subidas ao pódio ele deixará para trás o grande ídolo.

Thiago já é o brasileiro com mais medalhas de ouro na história dos Jogos Pan-Americanos. São 12 no total e o número pode aumentar ainda mais neste ano. Se em sua estréia em Santo Domingo-2003 ele não ganhou nenhum ouro (levou uma prata e um bronze), no Rio de Janeiro-2007 e em Guadalajara-2011 ele fez as melhores campanhas de todos os tempos com seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze nas duas edições.

PAN GUADAJARA 2011/NATA‚ÌO

Em 2011 ele repetiu a performance e virou o Mister Pan – Foto: Satiro Sodré

O nadador conseguiu seis índices para integrar a equipe que vai ao Mundial de Kazan: 200m e 400m medley, 100m borboleta, 200m peito e vagas no 4x100m medley e 4x200m livre. Além disso, ele também poderá nadar os 100m costas no Pan por ter sido o segundo melhor atleta do país na distância. Thiago ainda vai definir quais provas competirá no Canadá, mas é muito provável que o apelido de "Mister Pan", dado pelo locutores esportivos Álvaro José e Maurício Torres, se torne agora uma marca registrada pelo atleta que tem tudo para escrever seu nome na história dos Jogos Pan-Americanos.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel