Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Para manter a tradição na prova nobre

swimchannel

20/04/2015 16h50

Natação brasileira e 100m livre e uma combinação que tem tudo a ver. Afinal, nesta prova foram conquistadas medalhas importantes da história do país. Em Olimpíadas Manoel dos Santos, Gustavo Borges (duas vezes) e Cesar Cielo já subiram ao pódio, assim como o revezamento 4x100m livre. Em Mundiais de piscina longa o Brasil também soma conquistas com o 4x100m e com Gustavo e Cielo. Em Mundiais de curta são 11 medalhas entre provas individuais e revezamentos. E até em competições de base como Mundiais Júnior e Olimpíadas da Juventude o Brasil já foi ao pódio. Tradição que se renova a cada geração.

Com Gustavo Borges e Fernando Scherer o Brasil celebrou diversas conquistas na prova nobre da natação, assim como os feitos de Cesar Cielo e tem tudo para continuar vibrando com os jovens que vem por ai. Matheus Santana, campeão olímpico da juventude e recordista mundial júnior, já é uma realidade e em agosto vai debutar entre os grandes disputando seu primeiro Mundial absoluto. Porém, há outro jovem velocista brasileiro com ótimos resultados recentes e que se coloca como herdeiro dessa tradição nacional. Seu nome: Felipe Ribeiro de Souza.

Felipe vibra com o resultado no Sul-Americano Juvenil - Foto: Satiro Sodré

Felipe vibra com o resultado no Sul-Americano Juvenil – Foto: Satiro Sodré

Nascido em Santos, o nadador da Unisanta teve um ótimo desempenho no ano passado. Durante o Campeonato Brasileiro Juvenil ele conseguiu pela primeira vez nadar os 100m livre abaixo dos 50 segundos ao fazer 49s93. E este ano ele teve uma grande melhora. No Maria Lenk novamente nadou abaixo dos 50 segundos, porém foi no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Lima que ele brilhou. Na final da prova ele venceu os 100m livre com um tempo espetacular: 49s16, mais de 1 segundo abaixo do recorde de campeonato que era de Henrique Rodrigues.

Aos 17 anos de idade Felipe vem mostrando uma ótima evolução desde 2014. Em agosto ele nadará a grande competição internacional de sua temporada: o Campeonato Mundial Júnior, em Cingapura. E ele tem boas chances de conseguir mais uma medalha para o Brasil na prova nobre. Atualmente é o 2º colocado no ranking mundial dos nadadores com a idade permitida para disputar o Mundial. A sua frente apenas o australiano Klye Chalmers com 48s69. Será sua segunda participação em Mundiais Júniors já que ele esteve na última edição em Dubai-2013.

Felipe espera chegar aos 48 segundos no Mundial de Cingapura - Foto: Satiro Sodré

Felipe espera chegar aos 48 segundos no Mundial de Cingapura – Foto: Satiro Sodré

Competir em Cingapura será uma experiência valiosa para o desenvolvimento de Felipe. Seu grande objetivo lá será nadar pela primeira vez na casa dos 48 segundos e conseguir uma medalha. Caso consiga realizar esses feitos poderá se colocar como possível nome para integrar as seleções brasileiras absolutas dos próximos anos e seguir com a tradição brasileira nos 100m livre.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel