Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Maria Lenk vai virar museu

swimchannel

01/05/2015 15h47

A pioneira da natação brasileira agora terá um museu. Não será um museu físico como o de Pelé, outro grande nome do esporte nacional, tem em Santos. Maria Lenk terá um museu online, que estará aberto 24 horas por dia e disponível para pessoas de todo o mundo. O site será chamado de Museu Maria Lenk e terá diversos acervos digitalizados entre fotos, vídeos, recortes de reportagens de jornais e objetos pessoais da nadadora que faleceu em 2007 aos 92 anos de idade, pouco antes dos Jogos Pan-Americanos.

Maria Lenk tinha o costume de registrar diversas notícias sobre si que eram publicadas na imprensa escrita. Ela recortava as reportagens e as guardava em um fichário especial. A grande maioria deste acervo registra o auge da carreira de Maria dentro das piscinas, entre 1932 e 1945. Foi nesse período que ela tornou-se a primeira mulher brasileira a disputar uma Olimpíada em 1932 e quando bateu os recordes mundiais dos 200m e 400m peito.

Maria Lenk em 2007 - Foto: Satiro Sodré

Maria Lenk em 2007 – Foto: Satiro Sodré

Todos esses registros foram mantidos pela pioneira da natação nacional, porém, com o passar dos anos ela passou para Lamartine da Costa a responsabilidade de cuidar do acervo. O professor de estudos olímpicos armazenou toda esta relíquia na biblioteca Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Porém, ano passado a universidade foi descredenciada pelo MEC (Ministério da Educação) e acervo de Maria Lenk teve que deixar o local. A ideia de digitalizar todo esse material surgiu após o COI (Comitê Olímpico Inetrnacional) criar um programa que visa preservar a história dos esportes olímpicos através da internet ou museus.

Em conversa com Ricardo de Moura, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Lamartine então levou a ideia a frente e teve apoio da CBDA. O museu virtual deverá estar finalizado até o final do ano. Há a idéia de no futuro expor todo esse acervo histórico fisicamente. Uma justa homenagem a centenária e pioneira Maria Lenk.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel