Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Allan do Carmo: de olho na vaga olímpica

swimchannel

28/05/2015 01h25

Campeão do Desafio Rei e Rainha do Mar, campeão brasileiro, campeão do circuito mundial da Copa do Mundo, eleito pela Fina o melhor nadador de águas abertas do mundo. O ano de 2014 foi mágico e especial para Allan do Carmo. O nadador baiano de 25 anos chegou ao topo do mundo graças a seu desempenho dentro da água. Mas se 2014 foi bom, Allan espera que o ano de 2015 seja melhor ainda.

Em conversa com a SWIM CHANNEL, ele contou um pouco mais sobre sua expectativa para o Campeonato Mundial de Kazan e para os Jogos Olímpicos do Rio-2016, além da puxada rotina de treinos. Daqui a exatos dois meses ele cairá nas águas do Rio Kazanka para nadar a prova dos 10 km do Mundial. Além de uma possível medalha que poderá pendurar em seu pescoço, há outra coisa muito importante em jogo: a classificação olímpica para o Rio-2016. E devido aos recentes resultados, Allan está motivado e confiante.

Allan foi eleito ano passado o melhor nadador pela Fina - Foto: Satiro Sodré

Allan foi eleito ano passado o melhor nadador pela Fina – Foto: Satiro Sodré

"Depois da prova que nadei no México (etapa de Cozumel da Copa do Mundo da Fina onde terminou em quinto lugar e assumiu a liderança do circuito), a expectativa aumentou bastante por estarmos cada vez mais perto do nosso objetivo. O principal foco agora é a classificação olímpica. Mas sair de lá com uma medalha não será nada mal. Também não quero descartar essa hipótese. É o sonho de qualquer atleta", revela Allan que em Barcelona-2013 ganhou a medalha de bronze na prova por equipes e participou da melhor campanha do país em um Campeonato Mundial.

Na busca pela vaga olímpica, Allan terá um adversário a menos em Kazan. Nada mais, nada menos do que o supercampeão Thomas Lurz. Considerado por muitos como o maior nadador de águas abertas da história, ele anunciou sua aposentadoria no início deste mês. Sem o veterano alemão alguns nomes foram veiculados pela mídia especializada como favoritos a medalha de ouro olímpica em 2016. Um desses nomes foi o de Allan. Mas como ele lidará com toda essa responsabilidade? "É preciso separar as coisas por etapas. Primeiro, buscar a classificação olímpica. Depois, pensar na medalha. Ter os pés no chão e fazer a minha parte que é treinar bem diariamente e transferir esses treinos para as competições", afirma o nadador.

E treinamentos é o que realmente não falta na vida do atleta. Acostumado a encarar provas desgastantes de águas abertas, Allan procura sempre tirar o máximo dos treinos, além de conciliá-los com as viagens para provas no Brasil e no exterior. Tudo isso para estar 100% na hora H. "O trabalho é intenso e não poderia ser diferente. De certa forma, eu e minha equipe já estamos habituados à essa rotina pesada. Esse ano, já fiz um treinamento de altitude, três provas da Copa do Mundo e uma prova do Campeonato Brasileiro. Hoje, faltando menos de dois meses para o Mundial, falta nadar ainda mais uma competição que será na Itália no início do mês que vem (em Castel Gandolfo), para ter mas ritmo de competição, e um treinamento de altitude específico para o Mundial, que será no México, também no mês que vem", finaliza.

Em Kazan, Allan tentará a vaga para os Jogos do Rio-2016 - Foto: Satiro Sodré

Em Kazan, Allan tentará a vaga para os Jogos do Rio-2016 – Foto: Satiro Sodré

Sem dúvida uma agenda cheia de compromissos e sacrifícios em busca de títulos e conquistas. E para que esses objetivos sejam alcançados apoios e incentivos são fundamentais. Allan do Carmo conta com patrocínios de grandes empresas como os Correios, Mormaii e Bahia Gás, mas também está em busca de novos parceiros para sua estrutura e preparação olímpica em dois projetos através da Lei de Incentivo ao Esporte na tentativa de captar patrocinadores para sua estrutura e preparação para as Olimpíadas. Um dos projetos visa a formação de comissão técnica e outro os treinamentos e participação em eventos. Para mais detalhes sobre a rotina de treinos, expectativa para o Mundial e sobre esses projetos visite a página oficial do nadador no Facebook: https://www.facebook.com/docarmoallan.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel