Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Mare Nostrum: aquecimento para Kazan

swimchannel

05/06/2015 00h41

Ainda faltam 48 dias para a cerimônia de abertura do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, 57 dias se contarmos o início das atividades da natação que serão na segunda semana de disputas do evento. Mesmo assim, com a chegada do verão na Europa, diversas competições e meetings internacionais serão realizados nos próximos meses. E nesse fim de semana teremos o ponta-pé inicial de um dos campeonatos mais tradicionais da história: o Circuito Mare Nostrum.

Como sempre ocorre, o Mare Nostrum será disputado em três etapas. A perna inaugural começa amanhã em Canet-en-Rousillion, na França, com término no domingo na piscina do Centre de Natation Arlette Franco. A seguir teremos as disputas em Barcelona, na Espanha, nos dias 10 e 11 e por fim, em Monte Carlo, em Mônaco, nos dias 13 e 14 de junho.

Katinka Hosszu (foto: Getty Images)

Katinka Hosszu vai nadar 11 provas em Canet – Foto: Getty Images

Em Canet diversos nadadores de elite e cotados para subirem ao pódio em Kazan estarão em ação. Muitos deles vão para o evento para fazer um treino de luxo e também poder competir contra rivais que encontrarão daqui a dois meses na Rússia. Entre os homens um desfile de estrelas: os japoneses Ryosuke Irie, Kosuke Hagino e Daiya Seto, o americano Ryan Lochte e o sul-africano Chad Le Clos. E ainda poderemos ver a primeira participação de Adam Peaty após o britânico quebrar o recorde mundial nos 100m peito.

Já entre as mulheres os holofotes se voltam para Katinka Hosszu, que nadará 11 provas em busca de mais medalhas e premiações. Destaque também para o encontro de diversas velocistas de elite nos 50m livre e 100m livre com um interessante embate entre a britânica Francesca Halsall, as holandesas Ranomi Kromowidjojo e Femke Heemskerk e a dinamarquesa Jeanette Ottesen.

O peitista Adam Peaty é uma das atrações em Canet - Foto: AFP

O peitista Adam Peaty é uma das atrações em Canet – Foto: AFP

Na primeira perna do circuito haverá apenas dois brasileiros estarão em ação, ou melhor, dois xarás. Henrique Rodrigues, que nadou na semana passada uma competição na Itália, e Henrique Barbosa, que vive e treina na Espanha, serão os representantes "brazucas" no evento. Porém, apenas Henrique Rodrigues disputará o Mundial de Kazan. A etapa de Canet terá transmissão ao vivo do canal Sportv, com as finais a partir das 13h.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel