Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma semana para o início da natação no Pan

swimchannel

07/07/2015 15h39

Faltam exatos sete dias para o início das provas de natação dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Mesmo com a ausência de grandes nomes da natação dos Estados Unidos e do brasileiro Cesar Cielo, este Pan promete reservar bons momentos e ser um aperitivo para o Campeonato Mundial de Kazan. Para já ir entrando no clima do Pan listamos abaixo sete feitos que a natação brasileira poderá atingir nas águas de Toronto. De recordes de medalhas a conquistas inéditas. Confira a lista a seguir:

Maior da história

Em Toronto Thiago Pereira poderá ratificar de vez o apelido de "Mister Pan". Em três edições disputadas, o brasileiro subiu 18 vezes ao pódio e este ano caso conquiste mais cinco medalhas será o maior medalhista da história dos Jogos. E com mais duas medalhas ele também será o brasileiro com mais medalhas, deixando Gustavo Borges para trás.

Thiago pode se tornar o maior medalhista da história - Foto: Satiro Sodré

Thiago pode se tornar o maior medalhista da história – Foto: Satiro Sodré

Hegemonia na velocidade

O domínio da natação brasileira nos 50m livre começou em 1995, quando Fernando Scherer venceu a prova mais rápida da natação em Mar del Plata. Desde então o Brasil não perdeu mais. O próprio Scherer venceu novamente em 1999 e 2003 e Cesar Cielo foi bicampeão em 2007 e 2011. Este ano a responsabilidade de manter a hegemonia intacta será de Nicholas Santos e Bruno Fratus, vice-campeões em 2007 e 2011 respectivamente.

Três vezes tri

Apenas um brasileiro poderá se sagrar tricampeão pan-americano em Toronto, e não apenas em uma prova. Thiago Pereira é o atual bicampeão dos Jogos nos 200m costas, 200m medley e 400m medley. Ele nadará todos os eventos este ano e caso consiga vencer a menos uma igualará o desempenho de Fernando Scherer, o único nadador do Brasil que conseguiu ser tricampeão consecutivo em uma mesma prova.

Joanna Maranhão encerrou sua participação no Mundial de Barcelona - Foto: Satiro Sodré

Com mais três medalhas Joanna será a maior medalhista do Brasil – Foto: Satiro Sodré

Senhorita Pan

Se Thiago é o Mister Pan e persegue a marca de maior medalhista da história do Pan, Joanna Maranhão também pode fazer história em Toronto. Com mais três medalhas ela igualará Tatiana Lemos e se tornará a maior medalhista do Brasil nos Jogos. Tatiana tem oito medalhas e Joanna soma cinco. Em Toronto ela nadará quatro provas individuais, além do revezamento 4x200m livre, e pode até ultrapassar sua ex-companheira de seleção.

50 medalhas de ouro

A natação brasileira conquistou até hoje 151 medalhas na natação em Jogos Pan-Americanos. Destas, 42 foram de ouro. Caso consiga repetir o desempenho das últimas duas edições do Pan (quando ganhou dez medalhas de ouro) o Brasil vai superar o número de 50 medalhas douradas. Alguém arrisca um favorito para chegar a esta marca?

Samuel de Bona, Carlos Rogerio Arapicara. 54¼ Trofeu Maria Lenk de Maratonas Aquaticas na raia Olimpica da USP. 26 de abril de 2014, Sao Paulo, SP, Brasil. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Samuel de Bona, Carlos Rogerio Arapicara. 54¼ Trofeu Maria Lenk de Maratonas Aquaticas na raia Olimpica da USP. 26 de abril de 2014, Sao Paulo, SP, Brasil. Foto: Satiro Sodre/SSPress

Possível recorde no feminino

As edições do Rio-2007 e Guadalajara-2011 do Pan foram as melhores da natação feminina do Brasil. Em ambos os eventos as nadadoras subiram sete vezes ao pódio. Em Toronto existe possibilidade de este número ser superado devido aos bons resultados recentes da equipe feminina e também a consistência dos revezamentos.

Será que sai o primeiro ouro?

Em 2013 e 2014 as águas abertas do Brasil chegaram ao topo do mundo com o título por equipe em Barcelona e as vitórias na Copa do Mundo de 10 km da Fina. Porém, o país nunca subiu no lugar mais alto do pódio em Jogos Pan-Americanos. Este ano as esperanças de ouro se concentram em Carolina Bilich, Samuel de Bona e Luiz Rogério Arapiraca que têm totais condições de vencerem suas respectivas provas.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel