Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Le Clos: "Phelps pode ficar quieto e não vir com desculpas"

swimchannel

08/08/2015 23h33

 

Chad Le Clos comemora em Kazan (foto: Stefan Wermuth/Reuters)

Chad Le Clos comemora em Kazan (foto: Stefan Wermuth/Reuters)

Desde os Jogos Olímpicos de Londres, o sul-africano Chad Le Clos vem se firmando como o principal nadador de borboleta do mundo.

Após sua surpreendente vitória nos 200m borboleta em 2012, superando Michael Phelps, ele venceu os 100m e 200m no Mundial de 2013. Em piscina curta, fez história ao vencer os 50m, 100m e 200m no Mundial de 2014, um feito inédito.

O Mundial de Kazan não vinha sendo sua melhor competição. Não chegou à final dos 50m e foi derrotado nos 200m pelo húngaro Laszlo Cseh.

Nos 100m, a redenção. Vitória com 50s56, recorde africano e segundo melhor tempo da história sem trajes tecnológicos – melhor tempo do mundo desde 2009.

Isso durou apenas algumas horas. Nadando o Campeonato Americano em San Francisco, Michael Phelps, suspenso do Mundial pela US Swim por ter sido flagrado dirigindo embriagado meses atrás, venceu com 50s45.

Ontem, ele já havia vencido os 200m borboleta, também com melhor tempo do mundo (1min52s94), que também lhe daria o ouro em Kazan, à frente de Cseh e Le Clos.

Michael Phelps em San Antonio: comemoração como há muito não se via (foto: AP)

Michael Phelps em San Antonio: comemoração como há muito não se via (foto: AP)

Os resultados projetam na mente de todos provas épicas daqui um ano, na Olimpíada do Rio. Com Phelps de volta à melhor forma, Le Clos tem mais um adversário com quem se preocupar.

E o sul-africano já foi tratando de colocar pimenta na rivalidade.

Após sua vitória nos 100m em Kazan, declarou: "Phelps tem dito que os tempos das provas de borboleta estão altos. Acabei de fazer um tempo melhor do que todos que ele fez nos últimos quatro anos. Agora ele pode ficar quieto." Obviamente sua declaração foi antes do 50s45 de Phelps.

Le Clos ainda acrescentou: "Estou muito feliz que ele esteja de volta à boa forma, então ele não pode vir com desculpas do tipo 'não tenho treinado muito' e toda aquela baboseira."

E continuou: "Ele fez um ótimo tempo (nos 200m borboleta), mas com todo o respeito, não é tão difícil (nadar rápido) quando você está nadando sem pressão."

Ao ser perguntado sobre os comentários do sul-africano, Phelps declarou: "Eu vi os tempos e vi o que falaram. Eu poderia falar muitas coisas, mas não vou. Prefiro mostrar na piscina. O que os outros falam, isso é com eles. Você pode falar o que quiser. Eu não ligo, não vai me tirar do sério."

Phelps é macaco velho e já passou por histórias semelhantes. Inclusive em 2008 e 2009, quando foi provocado pelo servio Milorad Cavic nos Jogos Olímpicos de Pequim e no Mundial de Roma. A resposta foi dada na água. É isso que ele espera fazer novamente.

O fato é que grandes rivalidades engrandecem o esporte. A batalha Cavic x Phelps é lembrada até hoje. Em outros tempos, tivemos Alexander Popov x Gary Hall Jr. Os duelos, recheados de provocações, atraíram a mídia e a atenção até de gente alheia à natação.

Pelo fato de Le Clos ter impedido um tricampeonato olímpico de Phelps em 2012, essa nova rivalidade tem tudo para superar as citadas.

E, como o póprio Le Clos definiu hoje, relembrando dois lendários boxeadores: "No ano que vem, vai ser tipo Muhammad Ali contra Joe Frazier."

Por Daniel Takata

A equipe Swim Channel no Mundial de Kazan é patrocinada pela Finis, a melhor tecnologia para natação.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel